Luva de Pedreiro: o que podemos aprender sobre dinheiro e contratos

“Receba! O cara do Luva de Pedreiro é o melhor do mundo! Pai, Divino, Espírito Santo! Amém!”, grita em comemoração o jovem Iran Ferreira, o Luva de Pedreiro, depois de mais um gol marcado registrado em um dos tantos vídeos que bombaram nas redes sociais e cujos bordões já foram traduzidos para diversas línguas, como inglês, italiano e francês.

A exposição de Luva de Pedreiro nas redes sociais revelou irregularidades nos contratos e na publicidade para a qual foi contratado. Leo Dias, colunista do portal Metrópoles, afirmou que o influenciador tinha R$ 7.500 em suas contas bancárias para trabalhos a serem realizados em 2022.

Segundo reportagem do Estadão, o empresário alegou que Ferreira estava ciente da abertura da conta legal da parceria para pagamentos de publicidade. O empresário acrescentou que nenhum pagamento foi feito, afirmando que o caso foi parar na Justiça.

Helena Najjar Abdo, advogada especializada em contencioso e mediação, diz que qualquer contrato entre duas ou mais partes representa um acordo de vontade.

Abdo afirma que o objetivo do documento é registrar um acordo de vontades. Francisco Roberto da Silva Junior, advogado cível, afirma que a formalização de um contrato é importante porque determina os direitos e deveres das partes.

Os analistas sugerem prestar atenção aos acordos feitos por meio de negociações para verificar a veracidade do que está escrito no papel. Confira as dicas dos analistas:

O que podemos aprender com o ocorrido com o Luva de Pedreiro ? Dicas de especialistas

Tenha o apoio de um Advogado

Conte com o apoio de um advogado para examinar os riscos potenciais e entender a linguagem jurídica, como perdas financeiras, antes de firmar um contrato. “Quando há uma discrepância entre o que deve ser entregue e a vontade da pessoa, acabamos tendo problemas na interpretação do contrato por falta de redação contratual muito específica”, comentou Silva Junior;

Guardar as conversas de WhatsApp e E-mail

Manter e guardar o diálogo com os contratantes via WhatsApp e e-mail para demonstrar a situação contratual, como se os documentos estão de acordo com o acordo firmado durante a negociação;

Não assine nenhum contrato sem ler e compreende-lo

Não assine um contrato sem entendê-lo completamente. É importante ler todos os termos e tirar dúvidas antes de assinar;

Preste muita atenção quando transferir qualquer direito (leia o contrato)

Quando a pessoa transfere os direitos de gestão de ativos para um terceiro (como um empresário), fique atento à outorga de procuração. “De acordo com a procuração, ele (o comerciante ou agente) pode realizar transações financeiras e concluir transações para você, e você é obrigado a realizar essas transações, ou seja, ele atua em seu nome”, enfatizou Abdo;

Conheça o Histórico do empresário

No caso dos contratos de agência, é importante entender a história do empreendedor, como sucessos e fracassos, e conversar com os funcionários da empresa. “É muito importante lembrar disso para ter certeza com quem vai trabalhar, principalmente alguém que tem um papel importante na carreira (do artista) como esse”, comenta Francisco Roberto da Silva Junior;

Fique atento aos prazos e valores do contrato

Além de eventuais danos e prejuízos, vale observar também os prazos e valores envolvidos no contrato, como multa por rescisão contratual e remuneração dos agentes. “Então é um contrato potencialmente complexo”, disse a advogada civil corporativa Aline Bayer da Silva.