FIM DO IPVA? Confira propostas impactantes para acabar com o imposto

IPVA é aquela cobrança anual que sempre dá dor de cabeça, mas já existem propostas feitas em 2019 que visam acabar ou pelo menos diminuir o valor que você tem que pagar. Veja abaixo quais são essas propostas.
Com o IPVA sendo definido pelo valor do próprio veículo, que leva em consideração os números dos últimos três meses do ano, somado no próprio valor, que é calculado no preço do imposto que vai ser pago no ano seguinte.
fora as variáveis citadas anteriormente, se soma o imposto da alíquota que varia de cada estado, podendo chegar no máximo a 4% do valor venal do veículo.

Propostas legislativas que pedem a corta do IPVA

Como a ideia de acabar com o IPVA não vem de agora. Ambas propostas que vamos citar de nº 42 e 50, já foram feitas em 2019 e estão dependendo de tramitação. Caso você queira, pode conferir as propostas também chamadas de Sugestões Legislativas ou Ideias Legislativas, tudo realizado pela internet, e também você pode fazer as suas ideias chegarem na Câmara Dos Deputados.

A primeira sugestão feita pelo relator Senador Fabiano Contarato, sugerida em 17 de julho de 2019, conseguiu obter o apoio necessário para se tornar a sugestão nº 42, registrada no Legislativo sob o nº 125528.
Ela visa não acabar totalmente com o IPVA mas deixar de ser uma taxa que é cobrada anualmente, a ideia é que o pagamento seja feito somente quando o proprietário do veículo o adquire e não anualmente como é feito hoje em dia.
Por agora, a sugestão conta com 3044 votos a favor e 24 contra.

A segunda sugestão feita pelo relator Senador Paulo Paim e o texto é do munícipe paulista Ewerton Carlos Silvano, sugerida em 28 de agosto de 2019, conseguiu o adquirir o apoio necessário para se tornar a sugestão nº 50, registrada no Legistalivo sob o nº 126816.
Essa sim tem a ideia de cortar totalmente a taxa do IPVA, tendo em vista que já há outras taxas que suprem a taxa do IPVA, que é cobrada todos os anos.
Por agora, a sugestão conta com 309 votos a favor e 7 votos contra.