IMÓVEIS continuam sendo bom retorno de dinheiro?

Sempre que as pessoas buscam investimentos seguros e confiáveis, o mercado imobiliário aparece como uma das muitas opções disponíveis no mercado para quem deseja obter lucratividade sem abrir mão da tranquilidade. No entanto, muitos duvidam se o investimento imobiliário é realmente um bom negócio. Para elucidar essas e outras dúvidas, neste artigo vamos analisar os pontos que mostram que o imóvel é realmente uma boa opção, logo, se vale a pena investir em imóveis.

O investimento em imóveis é bom?

No ano passado, os preços dos imóveis intensificaram 12,5 % (19,3 % em São Paulo), segundo o indicador IGMI-R (Índice Geral de Preços do Mercado Imobiliário Residencial) da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). Se o ganho for aplicado ao valor contábil, o aumento no valor é estimado em até R$ 1,5 trilhão. São precisamente estes dados que evidenciam algumas razões para continuar a investir no setor imobiliário no país.

Então sim, investir em imóveis é uma boa opção, desde que alguns aspectos sejam levados em consideração nessa escolha, como seu perfil de investidor e seus objetivos financeiros, a curto, médio e longo prazo. Essas observações são válidas para qualquer tipo de investimento e imobiliário não poder ser diferente.

Do ponto de vista prático, investir em imóveis geralmente oferece retornos maiores do que a maioria das opções de renda fixa mais comuns no mercado como imóveis e a caderneta de poupança, um aplicativo popular entre os brasileiros.

Além disso, essa opção oferece segurança suficiente para o investidor e sua família, que desempenham um papel importante na consolidação de seu patrimônio no imóvel adquirido, tanto para os presentes quanto para futuras gerações.

Como funciona o mercado imobiliário brasileiro?

Antes de investir em imóveis, é sempre importante avaliar como está o desempenho do mercado imobiliário em seu país. Hoje as notícias são boas, mesmo com a crise econômica iniciada pelo virus Covid-19.

Para se ter uma ideia em 2021 o número de lançamentos aumentou 27 % em relação ao ano anterior. Mesmo em meio à crise de saúde, muitas pessoas decidiram se mudar, e a adoção do trabalho remoto em muitos negócios levou muitas pessoas a procurar um novo lugar para morar, tanto comprando quanto arrendando.

Agora, com a economia se convalescendo graças à vacinação, o mercado imobiliário tem tudo para manter seu bom desempenho, mesmo que o aumento dos juros e da inflação possam impedir uma impulsão maior no setor.

De qualquer forma, a demanda por novos empreendimentos e aluguéis deve permanecer alta, especialmente nas grandes cidades-estado.

Em suma, para além natural revalorização do imóvel que já se verifica fortemente no mercado existe o valor do possível arrendamento, que também aumentou consideravelmente devido à falta de oferta com forte procura dos consumidores.

A grande dica é que você não precisa ter dinheiro em mãos para investir. Financiar o imóvel é uma boa opção, pois o aluguel que você recebe ao longo do tempo ajuda a remunerar esse prêmio.