ALERTA: golpes do INSS fazem vítimas em todo o Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) advertiu sobre golpistas que tentam se trespassar pela agência do governo. Os criminosos tentam obter informações de identificação pessoal dos segurados de várias maneiras, desde cartas a telefonemas mensagens de texto e e-mails, usando métodos do mundo real como isca, como: provas de vida ou movimentos de conta. Veja como se precaver a seguir!

Notas do INSS sobre golpes:

INSS pede em nota para não compartilhar informações. Não envie seus dados pessoais, fotos e documentos e não clique nos links enviados por mensagens! Ao entrar em contato com os golpistas, eles solicitarão informações pessoais e fotografias dos documentos evitar alegado “bloqueio de pagamentos”.

Em alguns casos, também enviarão um link para que o segurado possa realizar a biometria facial. O locutor é muito seguro e pode até transmitir certos dados pessoais do segurado para encobrir a farsa. Por isso, o INSS alerta a todos para desligarem e não fornecer nenhuma informação ao receber uma ligação desse tipo.

Se o golpista aproximar por mensagem de texto bloquear o número de telefone. O INSS não faz ligações para comprovação de procedimento de vida, nem envia links por mensagem para realizar biometria facial.

O que fazer em caso de golpe

O INSS solicita que você denuncie tentativas de golpes do INSS à Ouvidoria pela internet ou pelo telefone 135. Você também deve registrar boletim de ocorrência na polícia civil e entrar em contato com as autoridades competentes caso caia em algum destes golpes.

A obrigatoriedade da comprovação de vida foi suspensa até 31/12/2022, e até lá não haverá suspensão de benefícios. O INSS está trabalhando na implementação de um sistema que vincula dados para automatizar a prova de vida.

Algumas informações importantes sobre a atuação do INSS:

  • O INSS nunca contata diretamente um indivíduo para obter informações. E não é solicitado o envio de fotos de documentos por e-mail, WhatsApp ou outros canais de mensagens.
  • O número de SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS não enviará links. Ele simplesmente informa sobre o andamento do processo no Meu INSS.
  • A biometria facial deve ser feita exclusivamente pelo aplicativo gov.br.
  • Quando o INSS chama um cidadão para mostrar documentos. Esta chamada será cadastrada no Meu INSS e poderá ser verificada pelo telefone 135. Retenha sempre suas informações de contato atualizadas, como telefone, e-mail e endereço. Isso deve ser feito no Meu INSS ou pelo telefone 135. Quando alguém liga para o 135, o agente pode solicitar algumas informações. Este é um procedimento de segurança para verificar a identidade do chamador.
  • O meio digital para envio de documentos é o Meu INSS (site [ gov.br / meuinss ] ou aplicativo móvel ), o segurado não deverá enviar documentos por e-mail.
  • As pessoas físicas devem utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para processar as requisições do INSS, seja planejando serviços ou enviando documentos: Aplicativo / Website Meu INSS ou Agência da Previdência Social (mediante agendamento).