DINHEIRO LIBERADO do PIS-PASEP veja como receber agora

Os abonos salariais do PIS/Pasep (Programa de Integração Social) são concedidos anualmente aos trabalhadores com carteira assinada. Já os servidores públicos receberam o Pasep (Programa de Formação de Ativos do Serviço Público) no mesmo período.

O abono salarial refere-se às horas trabalhadas no ano anterior, conhecido como ano base. Mas em 2021, o abono salarial foi adiado. O que causou a mudança nos planos de transferência.

Este ano, estão sendo pagos os pagamentos do abono salarial do PIS/Pasep referentes ao ano-base 2019 e 2020. Isso cria alguns problemas com o calendário para o ano base 2021, que é indefinido. Muitos trabalhadores acreditam que serão pagos ainda este ano. No entanto, o governo só deve divulgar o calendário do ano base de 2021 no ano que vem.

Quem tem direito aos valores?

Para ter direito ao abono salarial PIS/Pasep 2021, devem ser atendidos os seguintes requisitos:

  • Inscrever-se no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos em 2021;
  • Receber salários mínimos até duas vezes por mês em média em 2021;
  • Ter exercido atividade remunerada para pessoa jurídica por pelo menos 30 dias no ano-base considerado para cálculo, consecutivo ou não;

Faça com que os empregadores enviem os dados corretamente para a RAIS (Inventário Anual de Informações Sociais). As consultas de benefícios podem ser feitas pelo aplicativo do cartão de trabalho digital (disponível para Android ou iOS) ou pela central de atendimento Alô Trabalho (telefone 158).

Como sacar o PIS PASEP?

O beneficiário deve indicar a sua conta bancária de preferência para receber o valor. Não há custo nessa transação. Para os titulares de PIS/Pasep no ano-base de 2019, para a desistência, será necessário solicitar a reemissão do crédito por um dos seguintes canais:

  • Agências do Ministério do Trabalho e Previdência;
  • Central Alô Trabalhador, pelo telefone 158;
  • E-mail, pelo endereço [email protected], trocando as letras ‘uf’ pela sigla do estado onde mora. Exemplo: [email protected].

A possibilidade de retirada dos valores referentes ao abono 2019 e 2020 vai até 29 de dezembro de 2022. Assim, quem perder o prazo de retirada terá de esperar até o próximo calendário de liberação.