BOMBA: empréstimo Auxílio Brasil adiado

O empréstimo do Auxílio Brasil foi tema de muitos debates entre os representantes políticos. Na verdade, o Ministério da Cidadania ainda não editou regras adicionais. Devido a algumas discrepâncias principalmente sobre as taxas cobradas.

Muitos especialistas acreditam que os empréstimos consignados destinados aos beneficiários do Auxílio Brasil têm taxas de juros muito altas. Esse alto valor é justificado pela variabilidade de benefícios por parte da instituição. Ou seja, existe alguma possibilidade de suspensão do pagamento do benefício que ocasiona no não pagamento do mesmo.

A briga agora é que haja uma limitação da taxa de juros cobrada, tentando estabelecer o mesmo teto de 2,14 % ao mês, dependendo do que for cobrado dos beneficiários do INSS. Agora o banco diz que a conta ficará em torno de 4,98 % ao mês. Confira a seguir como está a liberação e as datas!

O empréstimo do Auxílio Brasil já está valendo?

O empréstimo do Auxílio Brasil foi aprovado pelo presidente Jair Bolsonaro em 4 de agosto. Por isso havia previsão de liberação para setembro quando o ministro da cidadania Ronaldo Bento, disse que o empréstimo do Auxílio Brasil deveria começar em setembro. Mas aparentemente eles não podem dar esse subsídio para os brasileiros que recebem o auxílio deste mês.

A medida provisória que criou o empréstimo Auxílio Brasil também ampliou a margem do crédito consignado de 35 % para 40 % e foi aprovada pelo presidente Jair Bolsonaro. Consequentemente, deixa de ser provisório e já está autorizado com força de LEI.

O governo decidiu que 5 % da margem de crédito consignado pode ser usado para quitar despesas com cartão de crédito. O restante (35 %) são empréstimos em dinheiro. Em outras palavras, os beneficiários do Auxílio Brasil poderão destinar até 35 % da renda do auxílio para empréstimos consignado e 5% no cartão. Mesmo que seja permitido, ainda não foi liberado por falta de decreto regulador. Entenda melhor no tópico seguinte!

Quando será liberado o empréstimo Auxílio Brasil?

Fontes do governo já admitem que o empréstimo consignado pode não aparecer até o próximo mês. Isso porque o governo federal ainda não chegou a um consenso com a associação bancária brasileira (em fevereiro) sobre a taxa de juros a ser aplicada na nova modalidade de empréstimo do Auxílio Brasil.

Além de determinar o teto da taxa de juros, a medida também depende de aspectos operacionais, como a celebração de contrato entre o ministério e a estatal responsável pelo processamento de dados governamentais, a Dataprev, a adequação dos bancos ao sistema, ou emissão de decreto presidencial. e decreto sobre os detalhes da concessão do empréstimo.

Consequentemente, o empréstimo não pode ser liberado até que o Ministério da Cidadania o regularize, o que deve acontecer após o primeiro turno das eleições de 2022. Já o calendário de pagamento de setembro seguirá normal conforme cronograma de acordo com nis final! Confira o calendário de pagamento do Auxílio Brasil de setembro a seguir:

  • 19 de setembro: Beneficiários com NIS de final 1
  • 20 de setembro: Beneficiários com NIS de final 2
  • 21 de setembro: Beneficiários com NIS de final 3
  • 22 de setembro: Beneficiários com NIS de final 4
  • 23 de setembro: Beneficiários com NIS de final 5
  • 26 de setembro: Beneficiários com NIS de final 6
  • 27 de setembro: Beneficiários com NIS de final 7
  • 28 de setembro: Beneficiários com NIS de final 8
  • 29 de setembro: Beneficiários com NIS de final 9
  • 30 de setembro: Beneficiários com NIS de final 0