INSS: Prova de vida será baseada em cruzamento de dados em 2023

De acordo com recentes divulgações oficiais do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), novas regras estão em vigor desde fevereiro deste ano para possibilitar a Prova de vida para aposentados e pensionistas do INSS.

INSS: 2023 será prova de vida através de cruzamento de dados

De acordo com informações oficiais do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), a partir de 2023, o INSS cruzará proativamente os dados para substituir a tradicional prova de vida.

As informações serão utilizadas para confirmar que o beneficiário desse benefício realizou ações registradas em banco de dados próprio do município ou mantidas e administradas por órgão público federal. Não serão efetuados pagamentos este ano a quem não apresentar prova de vida, com destaque para a divulgação oficial.

Emissão de transações e documentos médicos para o SUS


Conforme destacado pelas divulgações oficiais, carteiras de vacinação, consultas ao Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de voto em eleições, emissão de passaporte, carteira de identidade ou carteira de motorista podem ser usados ​​como prova de vida.

O Ministério do Trabalho e Pensões (MTP) explicou que o beneficiário será notificado da necessidade de certidão de vida, preferencialmente por via eletrônica, apenas quando não puder ser fornecida a certidão de vida. A responsabilidade pela produção do comprovante de vida recairá sobre o INSS.
Sem obrigação de prova de vida em 2022


De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), até o final de 2022, o pagamento ficará suspenso por falta de comprovação de vida. No entanto, os canais tradicionais para a realização do procedimento ainda estão disponíveis.

De acordo com a divulgação oficial do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), se o segurado desejar, ele poderá realizar voluntariamente o comprovante de vida na rede bancária ou através do Meu INSS.

Prova de vida

A atualização de senhas e comprovantes de vida é realizada anualmente nas instituições financeiras que pagam benefícios. O procedimento é feito presencialmente mediante apresentação de documento de identificação com foto ao funcionário ou via biometria em um quiosque.

O Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) comunicou que, a partir de 2020, os segurados também poderão fornecer comprovante de vida por meio de biometria facial. O procedimento é feito por meio de reconhecimento facial utilizando a câmera do celular do cidadão por meio do aplicativo Meu INSS. O serviço está ativo e pode ser acessado a qualquer momento.

Sobre o INSS

O INSS é o Instituto Nacional do Seguro Social, portanto é uma instituição pública, criado em 27 de junho de 1990 e oficialmente constituído pela publicação do Decreto nº 99.350. O INSS é responsável pelo pagamento de benefícios previdenciários como aposentadoria, seguro-desemprego, auxílio-doença, pensão por morte, etc.