ULTIMAS NOTÍCIAS! Crédito consignado para AUXÍLIO BRASIL será liberado em outubro?

O governo Bolsonaro sancionou o crédito do Auxilio Brasil no início de agosto. No entanto, o crédito ainda não foi divulgado ao público; o Ministério da Cidadania afirmou estar em constante negociação para sua liberação.

O ministro Costa explicou as negociações em andamento entre o ministério e outros órgãos para garantir às pessoas de baixa renda o direito à moradia sem comprometer a renda básica fornecida pelo governo federal. Chamado de Auxilio Brasil, esse suplemento é fornecido a mais de 20 milhões de famílias brasileiras, disse ele em nota.

O presidente Jair Bolsonaro prometeu expandir o crédito consignado para a população mais pobre. Ele anunciou essa promessa enquanto fazia campanha para a reeleição em outubro. No entanto, a pasta não anunciou uma data oficial de lançamento público para a modalidade.

Ronaldo Bento, ministro da Cidadania, disse em agosto que o emprego deve começar em setembro. No entanto, isso nunca aconteceu.

Crédito Consignado Auxílio Brasil: Qual é o obstáculo

Apesar de o Ministério da Cidadania ter lançado recentemente um decreto com regulamentação, não divulgou nenhuma norma complementar. Com um tipo de empréstimo decretado, o pagamento é deduzido diretamente do benefício do mutuário. Isso diminui o risco de inadimplência em seus empréstimos.

As instituições financeiras podem cobrar taxas sem limite mínimo. Isso leva a cobranças excessivas porque não há limite para os juros que eles podem cobrar.

Especialistas criticam

Críticos de órgãos de defesa do consumidor e especialistas afirmam que o público não deve ter acesso ao crédito consignado por meio do Auxílio Brasil. Em vez disso, eles argumentam que esses recursos devem ser usados ​​para cobrir as despesas básicas das famílias. Eles também afirmam que permitir que as pessoas tomem esses empréstimos aumentará a dívida da população.

O governo autorizou o uso de até 40% dos benefícios por meio de contratos consignados. Grandes bancos privados já declararam que não participariam desse esquema.