Brasileiros começam a usar AIRBNB como renda extra

Com o faturamento dos anfitriões que alugam residências na plataforma AIRBNB no brasil cresceu em 33% em relação ao mesmo período de 2019, antes do grande impacto da pandemia. Este número se encontra no estudo feito pela Oxford Economics, que foi uma pesquisa feita a pedido da plataforma. Este salto reflete dois grandes problemas atuais: a grande necessidade de uma nova fonte de renda extra, que está levando cada vez mais pessoas a alugarem seus imóveis, e às altas nos preços por causa da inflação.

Flávia Matos, atual diretora de relações institucionais e governamentais do Airbnb para a América Latina, afirma que a plataforma ocupa um papel importante na vida dos brasileiros durante a pandemia, quanto trás uma fonte de renda extra. A nossa atividade no Brasil tem crescido de maneira significativa. Não só a quantidade de anfitriões, mas também a quantidade de reservas”, disse.

Com o número de novos anfitriões cresce em 50% no segundo trimestre de 2022 em comparação ao mesmo período do ano passado. Uma das forças tem sido a chegada de muitos anfitriões fora dos grandes centros urbandos, acima disse diante da persistência na flexibilidade no trabalho em muitas categorias. Existe no total 54% de anfitriões que se identificam como mulheres no Brasil. Fora isso em 2021, o número de check-ins de hóspedes cresceu em 2,9 milhões em relação a 2019.

AIRBNB no rock in rio

Como o rock in rio já chegou e foi, os efeitos para o aluguel de imóveis foi sentido, como acontece todas as vezes no evento, as pessoas compram os ingressos para o show e deixam para ver as acomodações de última hora, e sempre se deparam com a mesma dificuldade: poucos lugares e preços exorbitantes.

Segundo pesquisa elaborada pelo Airbnb, após o anuncio do festival que aconteceu no mês de setembro, as buscas à plataforma para a cidade do rio de janeiro aumentaram quase 150% em relação ao período de 2019.

Esse grande fluxo na pesquisa de lugares próximos ao Rock in Rio aconteceu principalmente a lugares como: Copacabana, Barra da Tijuca, Ipanema, Recreio dos Bandeirantes e Leblon.

Com o festival acontecendo no Parque Olímpico no Rio de Janeiro, localizado na zona oeste da cidade.

Segundo a própria plataforma, essas acomodação de hóspedes vem de todo o Brasil, mas principalmente de: São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.

Na cidade do Rio 68% dos anfitriões declaram que alugam imóveis via Airbnb para obter renda extra.