LIBERADAS todas restituições do Imposto de Renda: consulte aqui

A Receita Federal anunciou o quinto e último acerto de restituição do Imposto de Renda (IR 2022) na manhã desta sexta-feira (23). O pagamento será feito no dia 30 de setembro. A boa notícia para quem vai conseguir o reembolso nesta última parcela é a correção dos valores que serão maiores e chegarão ao patamar de 4,22 %. Os descontos aos contribuintes serão reajustados mensalmente com base na taxa básica de juros da Selic, que se mantém em 13,75 % ao ano desde a reunião do Copom desta quarta-feira. Confira detalhes a respeito da restituição a seguir!

Quais os valores da restituição do IR 2022?

A Receita Federal comunicou que desta vez serão beneficiados 1.220.501 contribuintes, num valor total de 1,9 bilhão de reais. Com os quatro lotes já pagos, mais de 24,9 bilhões de reais chegaram a 17,3 milhões de pessoas cumprindo suas obrigações fiscais. Assim, um total de cerca de 26,8 bilhões de reais será custeado a 18,5 milhões de contribuintes.

O valor a ser ressarcido é atualizado pela Selic acumulada, a partir do mês seguinte ao prazo de apresentação da declaração até o mês anterior ao pagamento acrescido de 1 % [ da Selic ] no mês do pagamento. Vale lembrar que o retorno começou no dia 31 de maio. A Receita Federal recebeu 38 milhões de pedidos este ano. De tudo isso, cerca de 1 milhão de documentos são armazenados em uma boa tabela.

Como consultar restituição do IR 2022?

Os contribuintes precisam acessar a página da Receita Federal (CLIQUE AQUI) na internet clicar em “Meu imposto de Renda” e depois em “Consultar a restituição”. Os contribuintes também podem encontrar as informações em aplicativos para tablets e smartphones. Em resumo:

Quem não recebeu restituição do IR 2022?

O reembolso é custeado diretamente na conta corrente indicada na declaração de impostos ou via pix. A Receita Federal explica que caso o crédito não seja efetuado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para reembolso por até um ano no Banco do Brasil. Se o contribuinte não resgatar a restituição no prazo de um ano, o contribuinte deve solicitar o pagamento novamente.

Neste caso, o cidadão poderá remarcar o crédito dos valores de forma simples e rápida por meio do Portal BB. Você também pode telefonar para a Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos), detalhou a receita.

Se não tiver recebido, pode ser porque não tinha o que receber ou porque caiu na malha fina. Caso queira acessar o “extrato” do Imposto de Renda no site da Receita Federal, no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) você poderá consultar a condição do seu CPF neste local. Então para ter o extrato do IR, é preciso utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.