EMPRÉSTIMO PARA AUTÔNOMOS: Veja como e onde conseguir sem burocracia

Com a crise no mercado de trabalho durante a pandemia da COVID- 19, houve um aumento avassalador de trabalhadores autônomos no país. Segundo dados do IBGE, no início deste ano, a quantidade de pessoas trabalhando por conta própria ultrapassou a marca dos 25 milhões, um número histórico.

Para conseguir abrir o próprio negócio ou mesmo para manter o que já existe a todo vapor, muitas dessas pessoas recorrem aos empréstimos pessoais, mas o receio em relação a esse tipo de serviço para quem não tem renda fixa ainda é grande.

Antigamente, conseguir empréstimos aprovados em instituições financeiras era um benefício muito mais acessível para trabalhadores com carteira assinada. Porém, hoje em dia essa realidade está mudando.

Cada vez mais as empresas estão vendo a necessidade de oferecer suporte financeiro para esse público, que tanto necessita, principalmente na fase inicial do negócio.

Por isso, as aprovações de empréstimo para autônomo aumentaram significativamente, e já não é mais necessário apresentar holerites para conseguir linhas de crédito.

Vale a pena solicitar empréstimo para autônomo?

Para os bancos, assumir clientes que não contam com renda fixa mensal é um risco de inadimplência, por isso as taxas de juros desse tipo de empréstimo podem ser um pouco mais elevadas.

O ideal é fazer simulações em diversos lugares, comparar o CET (Custo Efetivo Total), composto do valor do empréstimo mais as tarifas, taxas e encargos.

Como solicitar empréstimo pessoal sendo autônomo?

Existem alguns pontos a se observar no momento de solicitar empréstimo para autônomo, já que o processo de contratação é um pouco diferente do que para quem trabalha com carteira assinada. Confira:

Confira o seu score de crédito

Apesar de hoje um score baixo não ser uma razão definitiva para ter um empréstimo recusado, esse número é levado em conta no momento de construir cada proposta. Então é importante estar atento ao nível do score para saber onde buscar as melhores condições para as suas necessidades.

Junte os documentos para comprovar a renda

Se para trabalhadores CLT a comprovação de renda é feita com holerites, para autônomos isso é feito via extratos bancários. Para tento, tenha os extratos atualizados em mãos ao solicitar o seu empréstimo para autônomo.

Ele serve para que a instituição financeira consiga entender como funciona a movimentação da sua conta e possa oferecer propostas compatíveis com a sua realidade.

Assim, o banco terá como analisar a sua renda total e estabelecer uma quantidade e valores de parcelas que não comprometam mais de 30% do que você recebe, tornando o empréstimo pessoal mais confortável de pagar para o cliente e transmitindo mais segurança para a financeira.

O comprovante de declaração do imposto de renda também pode ser solicitado para garantir que o cliente está em dia com a Receita Federal e aumentar as chances de aprovação.