R$30.000 em profissão que não requer formação específica: NÃO PERCA!

Segundo levantamento da consultoria PageGroup, a área de produto e suas vertentes como Product Manager, Product Marketing e Product Owner são uma das áreas mais procuradas este ano. Só para o cargo de gerente de produto, por exemplo, há mais de 1.300 vagas abertas no Linkedin, e o salário médio dessa profissão varia de R$ 4.500 a R$ 6.300, e para cargos seniores pode chegar a R$ 15.000 ou R$ 30.000. Confira mais um pouco sobre esta profissão em alta em 2022!

Qual é a profissão em alta 2022?

A profissão citada, em alta em 2022, é a de gerente de produto. Sua função é ser responsável, entre outras coisas, por definir o mercado público-alvo, estratégia de go-to-market e proposta de valor do produto e influenciar ativamente o sucesso da empresa.

Com o avanço da tecnologia e a crescente utilização de produtos digitais (plataformas e aplicativos) como meio de impulsionar os negócios esse profissional vem ganhando cada vez mais destaque no mercado.

Com mais de 1.000 vagas abertas (somente) no LinkedIn no Brasil, a área de gestão de produtos vem crescendo no país. Por exemplo, nos últimos três anos, as pesquisas por esse vocábulo aumentar mais de 25 % de acordo com as ferramentas do Google Trends.

Sendo um dos cargos mais estratégicos para as empresas no cenário moderno, acaba representando uma grande oportunidade para quem busca uma carreira de sucesso na área de tecnologia, tornar-se gerente de produto é o objetivo de muitas pessoas. Mas afinal, o que sabemos sobre esses especialistas?

O que faz a profissão de gerente de produto?

Atualmente, o gerente de produto (GP) tornou-se importante para as empresas pois sua tarefa é encontrar oportunidades para entregar produtos de qualidade no mercado botando em primeiro lugar as necessidades do público-alvo.

A combinação de um grande número de oportunidades, bons salários e um setor em crescimento torna a área de produtos uma das mais procuradas do mercado brasileiro, sendo inclusive alvo de profissionais de setores completamente diferentes.

Ele também funciona quando integrado às equipes, unindo tecnologia, negócios e experiência do usuário (UX).

Experiência do usuário (UX)

O usuário é o cliente do produto e o gerente de produto sempre considera sua opinião. De fato, não faz sentido criar uma solução ou recurso que não seja útil para ninguém.

Por isso, pesquisas de mercado (e de satisfação), análise de concorrentes, análise de uso de produtos pelos usuários (utilizando ferramentas de Web Analytics e banco de dados da empresa são, entre outras, algumas das responsabilidades desse profissional.

Tecnologia

Outro fator chave para o sucesso de um produto é o mercado de tecnologia. Muitos novos desenvolvimentos aparecem em uma velocidade incrível, por isso é essencial monitorar esses novos desenvolvimentos para descobrir lacunas no produto que podem ser preenchidas ou oportunidades inovadoras que podem ser exploradas. Consequentemente, o trabalho requer discussão e validação contínuas com equipes de engenheiros de software, cientistas de dados e outros profissionais de TI.

Negócios

Como acima mencionado os gerentes de produto têm colocações estratégicas na empresa. Além de garantir que o produto desenvolvido realmente resolve o problema do usuário, é importante que todo o processo de desenvolvimento seja coerente com as metas e objetivos da empresa. Ou seja, estabelecer e mensurar OKRs (Objective & Key Results) segundo uma visão de negócio é uma parte importante do dia a dia desse profissional.