LULA ELEITO: COMO INVESTIR

Pela terceira vez em duas décadas, Lula é eleito presidente do Brasil.

Por volta de 18h45 do último domingo (30), os indicadores de apuração do pleito presidencial mudaram, e o primeiro lugar passou a ser ocupado pelo candidato Lula (PT).
Ainda antes das 22h o petista já tinha confirmada sua vitória, assim estava eleito o 39º Presidente da República Federativa do Brasil.

Quais Setores devem Valorizar Com Lula Eleito?

Os setores da educação, da construção civil e varejo de baixa renda, devem ser os mais beneficiados.
Segundo falas do petista durante a campanha, há um desejo de ampliar programas de financiamento estudantil, e também na área da construção civil.

Durante a campanha o presidente eleito apresentou o “Programa de Reconstrução e Transformação do Brasil”, onde critica a política econômica do governo Bolsonaro e de igual modo responsabiliza o modelo pela piora nas condições de vida da população.

Atualmente com os jurus altos, os bancos tem se beneficiado. E o receio do mercado é que agora com Lula Eleito, haja aumento nos gastos públicos. O que por um lado deve manter em alta a taxa Selic.

A Selic em alta nos últimos meses, tem se apresentado como um bom investimento para pessoas com perfil moderado. Já que a taxa é responsável por garantir rendimentos em aplicações de renda fixa.

Diante do perfil mais estadista de Lula, analistas recomendam que os investidores sejam mais cautelosos. Investir em títulos do Tesouro Nacional e em renda fixa pode garantir uma proteção para a carteira de investimentos.

O Que esperar do Mercado Financeiro com Lula Eleito?

A princípio, o mercado reagiu com tranquilidade a confirmação do pleito de 2022 que deu a vitória a Lula. Mas as mudanças devem ser sentidas de fato a partir de janeiro de 2023.

Em contra partida, economistas avaliam que a guinada a direita no Congresso Nacional, deve trazer freios para o expansionismo do estado.

Desta forma, o mercado segue confiante de que Lula, pelo bom relacionamento internacional, deve ajudar a trazer investimentos de fora. Além disso, com o apoio do congresso majoritariamente de direita, as pautas econômicas mais liberais, devem se manter.

No que investir?

Por fim, especialistas do mercado financeiro, sugerem que o investidor seja moderado agora com Lula eleito. Já que uma das principais bandeiras do petista é o investimento em programas sociais, o que deve aumentar as despesas públicas.

Dessa maneira, optar por investimentos em renda fixa e aportes em empresas da bolsa no segmento de educação, construção civil e varejo de baixa renda são as pedidas do momento.

Veja também: