O que o mercado financeiro espera após a vitória de Lula?

As eleições presidenciais de 2022 tiveram um vencedor: Luiz Inácio Lula da Silva. Após meses de impasse e incerteza, o ex-presidente finalmente conseguiu se registrar como candidato e conquistou a maioria dos votos. Agora, todos os olhos estão voltados para o mercado financeiro: afinal, qual será o impacto dessa vitória nas economias brasileira e mundial?

Os economistas mais cautelosos preveem que haverá uma grande instabilidade nos próximos anos. Lula, um político considerado controverso e as medidas que tomou durante seu primeiro mandato – em especial, as relacionadas à distribuição de renda – foram fortemente criticadas pelo setor financeiro. Com isso em mente, é bem provável que investidores internacionais fiquem reticentes ao menos nos primeiros meses.

Este será o terceiro mandato do PT, que governou o Brasil de 2003 a 2011. Notadamente, o líder do PT registrou 50,9% dos votos válidos para Bolsonaro (PL), 1 foi de 49%.

Ao contrário do primeiro turno, o processo de votação foi turbulento. Vários vídeos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) operando na Rodovia Federal Nordeste circularam nas redes sociais, e o PT vem tendo ampla liderança na região, gerando indignação.

Como ficarão os mercados financeiros após a vitória de Lula?

Primeiro, os mercados financeiros passarão por tempos incertos à medida que a vitória de Lula se consolidar, e as bolsas de valores devem mudar nos próximos dias. Vale destacar que o presidente eleito ainda não apresentou os nomes que devem compor os ministérios, nem mesmo nomeou o próximo ministro da Economia.

Além disso, as propostas de Lula para levantar os tetos de gastos e intervir mais nas empresas estatais preocupam os investidores. Portanto, ações de empresas como Petrobras, Banco do Brasil e Eletrobras devem acabar afetadas durante o pregão desta segunda-feira (31), segundo Flávio Conde, analista de ações da Levante Ideias de Investimento.

“Petrobras e Banco do Brasil, que já estão em baixa, vão perder mais 5% – talvez até 10% na pior parte do pregão. O dólar deve subir e subir para 5,50 reais ou 5,60 reais”, diz Conde.

Atualmente o dólar esta em R$5,07 uma semana após a eleição de lula.

Além disso, para Acílio Marinello, coordenador do MBA em banco digital da Trevisan Escola de Negócios, a pressão sobre o Ibovespa deve continuar até que o presidente eleito se indique para ministérios. Como tal, especialistas apontam que este é um momento prudente para os investidores priorizarem os produtos de renda fixa.

Ações que devem valorizar

“Esta é uma grande oportunidade, mesmo para quem é um pouco conservador, de aproveitar os movimentos muito previsíveis do mercado de ações”, disse Marinello.

Além disso, empresas ligadas à construção voltadas para grupos de baixa renda, como Plano&Plano, Cury Construtora e Direcional Engenharia. Também poderão ser valorizadas no terceiro mandato de Lula. Os líderes do PT também devem pressionar por planos habitacionais.