LULA deve decidir nesta semana sobre proposta para manter AUXÍLIO BRASIL a R$ 600

Nesta semana, Lula terá que decidir sobre como dividirá o orçamento, bem como garantir promessa de campanha acerca dos valores do programa social.

Nesta terça-feira (8), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva terá que dar parecer, a fim de organizar recursos no orçamento. Dessa forma, estes permitirão a adoção de parte de suas promessas de campanha na área econômica em 2023.

Dessa forma, a estatística é que a decisão seja efetuada ainda nesta terça-feira (8), em reunião de transição do Governo Bolsonaro ao Governo Lula.

Nesta linha, serão consideradas duas possibilidades. A primeira trata-se da apresentação de uma Proposta de Emenda à Constituição, na qual poderá retirar despesas do teto de gastos como o Auxílio Brasil.

Já a segunda alternativa, trata-se da apresentação de uma Medida Provisória por Lula, esta após a posse com a liberação de um crédito extraordinário.

Frisa-se que, uma medida provisória, quando assinada pelo presidente da República, terá aplicação imediata, porém, necessita ser aprovada pelo Congresso Nacional em um prazo de até 120 dias.

Ademais, a minuta da PEC também fora apresentada aos deputados do PT em uma reunião na tarde desta segunda-feira.

Confira como ocorrerá a transição do Governo Bolsonaro para o Governo Lula

Dessa forma, o texto prévio também já está com Lula e com o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB). “O presidente Lula já está com o texto. Geraldo Alckmin recebeu ontem uma minuta e hoje, ele encontrou com o presidente Lula e outros membros do PT”, diz Lopes.

Ressalta-se também que, Lula e Alckmin devem desembarcar em Brasília (DF) ainda nesta terça-feira, para efetuarem uma série de reuniões políticas.

No entanto, os diversos compromissos, Luiz Inácio Lula da Silva ainda deve encontrar os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), bem como o do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a fim de tratarem também outros assuntos concernente à transição de Governo.