Conheça os 10 países mais felizes do mundo

Felicidade é muito subjetivo, cada um tem um gosto pessoal e um desejo de vida. Entretanto, no geral, há indicadores que indicam o grau de felicidade, e é com eles que a empresa norte-americana NiceRx montou o ranking dos países mais felizes do mundo.

Como critérios, a empresa pontuou os países de acordo com 6 índices, que são os seguintes:

  • Pontuação do relatório de felicidade mundial 2021;
  • Índice de qualidade de vida;
  • Expectativa de vida;
  • Índice de acessibilidade à moradia;
  • Pontuação de segurança;
  • Índice de percepção de corrupção.

Sendo, assim, a empresa utilizou as informações do Numbeo, um banco de dados global, e do Banco Mundial para comparar a pontuações de segurança e da expectativa de vida da população, por exemplo.

Os países mais alegres do mundo

Foram analisados 50 países no total, e a seguir separamos o top 10 da lista. Destaque para os países europeus, que ficaram com nove posições.

1º Suíça

Em primeiro lugar ficou , a Suíça, apenas na qualidade de vida. Porém, como foi bem pontuada no geral, acabou liderando o ranking com 8,84 pontos.

E o que não falta são opções de passeios na Suíça, um país bastante turístico e que encanta os visitantes com sua natureza, construções e muita cultura.

2º Dinamarca

E o segundo lugar foi para a capital Copenhague, que possui características especiais, com destaques para a segurança, a arquitetura das construções, a forte economia e pela tranquilidade que é circular a pé ou de bicicleta pela cidade. Dessa maneira, não foi à toa que a Dinamarca se destacou em vários quesitos do ranking da empresa norte-americana NiceRx, ficando com 8,76 pontos.

3º Finlândia

Nem sempre ser frio é sinônimo de tristeza, você reparou que a lista traz vários países do norte da Europa onde o inverno é mais rigoroso? E aqui está a Finlândia, no top 3, com 8,60 pontos.

4º Holanda

Um país de belas paisagens, gastronomia de primeira e cidades espetaculares para fazer turismo. Se alguém tinha alguma dúvida sobre visitar a Holanda, saiba também que ela é o 4º país mais feliz do mundo deste ranking, com 8,36 pontos. Coloque Amsterdã em seu roteiro de férias no calendário 2023 e seja feliz!

5º Islândia

Em quinto lugar, ficou um país seguro e com alta expectativa de vida. Essa é a Islândia, que ficou com 8,20 pontos no ranking. Além dos inúmeros adjetivos que podemos enumerar sobre o país, ele também é conhecido por ser um dos principais lugares para observar a aurora boreal.

6º Noruega

Logo depois, na sequência de países europeus , chegou a vez da Noruega, que ganhou 7,99 pontos. Esse país escandinavo tem uma natureza exuberante, muita história e também muita modernidade – Oslo, a capital, é conhecida tanto por ser uma cidade moderna como por ser uma da principais ‘capitais verdes’ da Europa.

7º Áustria

Um país cercado, de história e glamour. Arquitetura e natureza. Palácios e igrejas. Visitar Viena é se encantar com um pouco de tudo, e vale o passeio pela capital da Áustria, que ficou na 7ª posição dos países mais felizes do mundo com 7,96 pontos e com destaque para o índice de segurança.

8º Luxemburgo

Está localizado entre a Bélgica, Alemanha e França. Luxemburgo, mesmo sendo pequeno em território, aparece aqui na 8ª posição com 7,78 pontos. O índice de percepção de corrupção e a pontuação no relatório mundial de felicidade do ano passado foram os destaques atuais desse país com construções históricas que parece ter saído de um filme medieval.

9º Nova Zelândia

Em nono lugar está o único país de fora da Europa a fazer parte do top 10 da lista dos países mais felizes do mundo, a Nova Zelândia ficou com 7,77 pontos. Esse país conhecido pelas suas belas paisagens e esportes de aventura tem uma ótima infraestrutura turística, recebendo viajantes de todo o mundo.

10 ºAlemanha

E por fim, com 7,73 pontos, a Alemanha desponta na 10ª colocação do ranking. De todos os índices analisados, o país ficou melhor avaliado na qualidade de vida. E seja para morar ou para fazer turismo nas cidades de Berlim, Colônia, Nuremberg ou Frankfurt, por exemplo, a Alemanha realmente é um convite para a felicidade.

LEIA MAIS: