Telegram lança novidades e culpa Apple pelo atraso

Antes de mais nada, Telegram lança três novas ferramentas para o aplicativo com a mais recente atualização. Foram adicionados, transcrição de voz para vídeo, separação de tópicos em grupos e nome de usuários em NFT.

Dono do Telegram culpa Apple pelo traso

Entretanto, no anuncio do lançamento da atualização, o aplicativo pede desculpas pelo atraso e diz que “a Apple levou duas semanas para revisar a atualização”. Ainda mais detalhes foram publicados pelo fundados do mesageiro, Pavel Durov em um post em seu aplicativo.

Neste post ele diz que “A Apple afirma que analisa os aplicativos em 24 horas, mas, em nossa experiência, leva pelo menos 7 a 10 dias para que qualquer atualização significativa do produto chegue à App Store”.

Confira abaixo como as ferramentas funcionam.

Transcrição de áudios de vídeos

A princípio, esta função permite a conversão de áudios dos vídeos para texto, e permite o usuário saber do conteúdo apenas lendo a descrição, sem precisar ouvir o som. Entretanto, este recurso está disponível apenas para usuários que assinam o Telegram Premium, como já acontece em transcrição de mensagens de voz para texto.

Para utilizar esta funcionalidade, basta o usuário clicar no botão da seta para direita com a letra “A”. Como dito acima, esta funcionalidade só vai estar presente para assinantes para a versão premium do app. Esta funcionalidade vem para pessoas que estão em lugares públicos sem fone de ouvido, pois as falas podem ser ouvidas por todos presentes no local.

Tópicos em grupos do Telegram

Então, este recurso é feito para ajudar a organizar conversas em grupos grandes, pois o Telegram permite grupos gigantes que pode atrapalhar a conversa. Todo grupo que possui 200 ou mais membros pode criar estes espaços separados que vão funcionar como chats separados dentro do grupo para discutir temas diferentes.

Além disso, estes subgrupos estão com suas notificações próprias, separadas do grupo original. Com esta funcionalidade estando disponível para qualquer grupo público. Sendo trabalho dos administradores destes grupos a separação e criação destas salas.

Contudo, não é necessário ter o Telegram Premium para utilizar esta funcionalidade, assim todos podem tirar proveito desta nova função.

Nomes dos usuários em NFT

Enfim, uma das mais polémicas destas últimas semanas pelo Telegram é o chamado Collectible Usernames. O que é uma venda de nomes de usuários exclusivos para quem investir uma quantia considerável de dinheiro.

Todavia, após o pagamento, o comprador vai receber um ativo NFT na rede de blockchain TON. Assim, ele pode acessar um grupo, um perfil e até mesmo um site atrelado a este nome.

Além disso, os nomes personalizados são obrigado a ter no mínimo cinco caracteres, e vão ser acessados por links fixos como: nomedeusuario.t.me e t.me/nomedeusuario.

Com a vantagem de ter um domínio curto e direto levando para o seu serviço. Então, caso não deseje mais este domínio, o proprietário pode comercializar este ativo digital pelo preço que ele desejar.