Copa Do Mundo e Black Friday No Mesmo Período É Uma PÉSSIMA noticia

Com a aproximação do fim do ano, centenas de consumidores já buscam informações acerca da Black Friday 2022, época crucial para as compras de natal. Mas, este ano será diferente, sendo a primeira vez que a Copa do Mundo irá acontecer entre os meses de novembro e dezembro na história.

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) divulgou uma projeção de crescimento para a Black Friday deste ano, com a expectativa da data movimentar R$ 6,05 bilhões apenas no comércio eletrônico.

Porém, é importante ressaltar que a situação é circunstancial. É a primeira vez que a Copa do Mundo irá acontecer entre os meses de novembro e dezembro. A decisão foi tomada considerando as condições climáticas do país-sede, o Catar, no meio do ano. Além disso, a competição só ocorre de quatro em quatro anos, ao passo que a Black Friday é anual.

Entende que a sobreposição das datas pode ser vista de duas formas: Ela pode potencializar, visto que tem dois eventos grandes, porém, dois eventos grandes não significam necessariamente o dobro de oportunidades para as empresas, porque, por outro lado, esses eventos acabam meio que concorrendo entre si.

Veja o aumento de consumo na Copa do Mundo

Mas um setor que pode reservar surpresas para este ano é o de bebidas, que costuma aumentar as vendas em 2% nos anos de Copa do Mundo, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se o cenário de pandemia estiver controlado – especialmente em relação à gravidade dos casos – é provável que haja um pico de demanda significativo com as festividades e encontros estimulados pelas comemorações de fim ano e os jogos. A notícia é boa para Ambev (ABEV3) e para os acionistas investidos nos BDRs (os recibos de empresas negociadas no exterior) da Coca-Cola. Mais ainda se o Brasil ganhar o hexacampeonato.

Os mais procurados na Black Friday

Smartphones, televisão, eletroportáteis, produtos de informática, eletrodomésticos, roupas, perfumes, cosméticos, tênis, acessórios, ferramentas, livros, jogos e brinquedos.

Um levantamento da Nielsen com a Toluna aponta que eletrodomésticos e celulares representam 59% e 57%, respectivamente, dos desejos de consumo dos brasileiros para a Black Friday de 2022. Em seguida, vem vestuário com 56%.

Incentivo para Black Friday e Copa do Mundo

Mas vale ressaltar que esse duplo momento da Copa do Mundo e Black Friday não é um problema para os negócios que souberem surfar nessa onda, encontrando o perfil certo no momento certo, e entendendo que cada tipo de consumo tem motivações, necessidades e jornadas diferentes, vão conseguir superar as expectativas.

Veja mais