COMEÇAM HOJE (2) As Mudanças no PIX Para 2023

O PIX é um método de pagamento instantâneo. Transfira dinheiro de uma conta para outra em dez segundos a qualquer hora do dia, incluindo feriados e finais de semana. Além de enviar e receber dinheiro, você pode pagar compras, pagar contas e até impostos com o PIX. Então, o método de pagamento está disponível para pessoas físicas e jurídicas, inclusive MEIs (Microempreendedores Individuais).

Não há limite para o volume de transações que podem ser feitas por meio do PIX em um determinado mês. No entanto, o Banco Central anunciou uma atualização nas regras de uso do PIX, que entrará em vigor em 2023. O objetivo dessas alterações é garantir um uso mais seguro e flexível da ferramenta e melhorar a experiência do usuário.

O BC também anunciou outro recorde do sistema de pagamento instantâneo, com mais de 99 milhões de transações diárias. Além disso, as novas regras entram em vigor hoje, 2 de janeiro de 2023. A isto acrescem os ajustamentos na gestão dos limites de clientes através dos canais digitais, que entrarão em vigor a partir de 3 de julho.

Mudanças do PIX

As principais mudanças para esse ano dizem respeito aos horários de funcionamento e restrições ao comércio. Em suma, as transações relacionadas ao PIX Saque e Troco não terão mais limites impostos. Além dos tempos de transação, outra mudança envolve valores máximos. Para o PIX Saque, o valor sobe para R$ 3.000 durante o dia e R$ 1.000 à noite. Além disso, as instituições financeiras poderão definir horários noturnos diferenciados para as formas de pagamento.

Portanto, ao utilizar transações para fazer compras noturnas, os usuários estarão limitados ao valor disponível no TED. Essas mudanças entrarão em vigor a partir de 2 de janeiro de 2023. As mudanças são uma forma de melhorar a segurança dos brasileiros na operação. “A agenda evolutiva do PIX é permanente e prevê o lançamento de diversas novas funcionalidades a serem entregues nos vários anos à frente”, disse o Banco Central.

O BC também explicou que as regras foram alteradas para facilitar o recebimento de fundos pelos agentes bancários, como já acontecia nas casas lotéricas, e para permitir que o erário pague salários, pensões e pensões por meio de sistemas de transações instantâneas.

Veja também: