O que é a Reforma da Previdência e como afeta as aposentadorias?

A Reforma da Previdência é uma modificação na legislação que rege as aposentadorias no Brasil. Essa mudança traz novas regras para o acesso aos benefícios, dentre eles, a idade mínima para aposentadoria e o tempo de contribuição. Com a implementação da Reforma, surgiu uma série de questionamentos por parte dos contribuintes sobre como se adequar às novas regras e garantir o acesso ao benefício.

Quais são as regras de transição na aposentadoria por idade?

As regras de transição foram estabelecidas para amenizar o impacto das mudanças da Reforma da Previdência nos trabalhadores que já estavam próximos de se aposentar. Basicamente, essas regras existem para que os contribuintes possam optar pelo regime que seja mais vantajoso para si.

Dentre as regras de transição, destaca-se a aposentadoria por idade, que possui critérios diferenciados para acesso ao benefício:

– Idade: aumenta-se progressivamente a idade mínima exigida anualmente até atingir 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, conforme mencionado anteriormente;

– Tempo de contribuição: permanece igual, exigindo-se 30 anos para mulheres e 35 anos para homens; e – Pedágio: é necessário cumprir um período adicional de contribuição de 50% do que faltaria para alcançar o tempo de contribuição mínimo, antes da Reforma.

Como obter informações sobre a aposentadoria?

Uma das melhores formas de obter informações sobre a sua aposentadoria é utilizar os serviços disponíveis na plataforma digital “Meu INSS”. Essa plataforma, criada pela Previdência Social, permite acompanhar a situação cadastral, fazer simulações e solicitações de benefícios. Para acessar o “Meu INSS”, é necessário ter um cadastro no site ou no aplicativo da plataforma.

Os serviços disponíveis incluem a consulta ao Extrato Previdenciário (CNIS), informações sobre tempo de contribuição e possibilidade de simular o tempo restante para a aposentadoria. Além disso, é possível fazer o extrato de benefícios, revisão de aposentadoria por invalidez, certidão de tempo de contribuição, entre outros serviços.

Dicas para se adaptar às mudanças na aposentadoria

Com as mudanças na Reforma da Previdência, alguns trabalhadores podem estar preocupados sobre como se adaptar às novas regras e garantir sua aposentadoria. Algumas dicas que podem ajudar nesse processo são:

1. Informe-se sobre as mudanças e suas implicações;

2. Conheça as regras de transição e analise qual é a melhor opção para sua situação;

3. Mantenha o cadastro no “Meu INSS” atualizado e consulte periodicamente a situação cadastral;

4. Verifique no Extrato Previdenciário (CNIS) se todas as informações estão corretas e, se necessário, solicite a correção;

5. Invista em uma previdência privada ou outro plano de aposentadoria para garantir uma renda adicional no futuro. Dessa maneira, é essencial que os trabalhadores estejam atentos às mudanças na legislação e busquem informações e alternativas para garantir seus direitos e uma aposentadoria tranquila.