Imposto de Renda 2023: Como declarar gastos com educação e maximizar suas deduções!

Se você precisa enviar sua declaração do Imposto de Renda 2023 e acumulou gastos com educação, estamos aqui para te ajudar a entender como esses valores podem ser informados em sua declaração ao longo deste artigo. Vale lembrar que para ser obrigado a entregar a declaração, é necessário estar enquadrado em algumas regras, como ter rendimentos tributáveis acima de um determinado valor.

As despesas com educação podem ser deduzidas do Imposto de Renda, principalmente se você possui dependentes com gastos de ensino. É importante lembrar que nem todos os gastos com educação são dedutíveis, por isso, continue lendo para compreender melhor quais despesas se encaixam nessas regras e como declará-las corretamente.

Quais gastos com educação podem ser deduzidos do Imposto de Renda?

Os gastos com educação que são dedutíveis são aqueles relacionados ao ensino formal, isto é, cursos de educação infantil, ensino fundamental, médio e superior, incluindo graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado. Também são dedutíveis os valores pagos para instrução de deficiente físico ou mental, desde que seja um curso regular.

Vale ressaltar que há um limite anual de dedução para cada contribuinte ou dependente, que costuma ser atualizado anualmente pela Receita Federal. Fique atento aos valores estabelecidos para o ano de 2023. Além disso, despesas com cursos de idiomas, informática, esportes e artes, mesmo que complementares, não são dedutíveis no Imposto de Renda.

Como declarar gastos com educação no Imposto de Renda 2023?

Para declarar os gastos com educação no Imposto de Renda 2023, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o programa Gerador da Declaração (PGD) do Imposto de Renda 2023;
  1. Escolha o tipo de declaração (simplificada ou completa) de acordo com seu perfil de contribuinte;
  1. Informe os dados pessoais e rendimentos recebidos ao longo do ano;
  1. Na área de ‘Pagamentos Efetuados’, selecione o código 1 – ‘Instrução no Brasil’;
  1. Informe os valores pagos em educação durante o ano, respeitando o limite anual de dedução;
  1. Insira a descrição do pagamento, o CNPJ da instituição de ensino, e o nome e CPF do aluno;
  1. Para gastos com dependentes, repita o procedimento na área de ‘Dependentes’.

Ao declarar os gastos com educação corretamente, você pode maximizar as deduções e reduzir o valor do imposto a pagar. Lembre-se de guardar os comprovantes de pagamento por pelo menos cinco anos após a entrega da declaração, pois a Receita Federal pode solicitar esses documentos em caso de fiscalização.

Agora que você sabe como declarar os gastos com educação no Imposto de Renda 2023, não deixe para última hora e organize-se para enviar sua declaração dentro do prazo estabelecido pela Receita Federal. Assim, você evitará multas e transtornos futuros.