Michelle Bolsonaro Aponta Almirante Bento Albuquerque como Responsável em Caso de Joias

Michelle Bolsonaro e Jair Bolsonaro enfrentam duras investigações sobre questões envolvendo fraude no cartão de vacina e o caso das joias da Arábia Saudita. Eles buscam defender-se encontrando um “bode expiatório”, e a partir de uma entrevista exclusiva à VEJA, fica evidente que colocar a responsabilidade em Bento Albuquerque, ex-ministro de Minas e Energia, é uma das estratégias.

Michelle diz que o erro foi da assessoria do ex-ministro?

Sim, a ex-primeira dama afirmou que houve uma falha de comunicação entre a assessoria do Ministério de Minas e Energia e a presidencial em relação às joias. Segundo ela, teria sido um erro não ter sido avisada sobre o presente endereçado à primeira dama. Michelle responsabiliza a assessoria do ex-ministro por não ter entrado em contato sobre o assunto, o que teria levado ao desconhecimento do casal a respeito das joias.

Qual a situação de Mauro Cid nesse contexto?

Mauro Cid, considerado o “faz tudo” do casal Bolsonaro, é outra pessoa que tem sido citada como responsável pelos “erros” cometidos em nome do ex-presidente e da ex-primeira dama. Ele está em silêncio na Polícia Federal, e a contratação de um advogado especializado em delação premiada para cuidar de sua defesa deixa no ar a possibilidade de um acordo que poderia complicar ainda mais a situação do casal.

Pode haver consequências para Bento Albuquerque ao ser envolvido nesses casos?

Como Almirante, Bento Albuquerque tem uma reputação a zelar. Ser apontado como responsável, mesmo que indiretamente, pelos problemas enfrentados por Jair Bolsonaro e Michelle pode afetar sua carreira e imagem. O grande desafio é compreender se o ex-ministro estaria disposto a assumir tal papel de “bode expiatório” e manchar sua alta patente em prol da defesa do casal.

O desfecho dessa estratégia adotada por Jair e Michelle Bolsonaro envolve muitos riscos e incertezas. O envolvimento de Mauro Cid e agora de Bento Albuquerque torna tudo ainda mais complexo. Resta aguardar como a situação se desenvolverá e se os militares darão suporte ao casal em meio às crescentes investigações.