Presidente Lula é alvo de críticas durante feira agropecuária na Bahia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu vaias e foi chamado de “ladrão” durante sua participação na abertura da Bahia Farm Show, uma importante feira do setor agropecuário. O evento, ocorrido nesta terça-feira, 6 de junho de 2023, no município de Luís Eduardo Magalhães, é promovido pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

Muitas pessoas registraram o momento em vídeos, que foram amplamente compartilhados nas redes sociais. O presidente Lula havia anunciado em 11 de maio que visitaria a feira baiana, afirmando que queria fazer inveja à Agrishow, de Ribeirão Preto (SP), maior evento do setor na América Latina.

Por que Lula foi chamado de “ladrão” pelos participantes da feira?

As críticas a Lula na Bahia Farm Show provavelmente estão relacionadas aos escândalos de corrupção em que ele esteve envolvido no passado. Durante sua presidência, houve denúncias e processos judiciais, alguns ainda em andamento, que o vinculam a esquemas de corrupção e que geraram descontentamento entre parte do público. Além disso, ele já havia chamado empresários paulistas do agronegócio de “fascistas” em evento anterior.

Qual foi a resposta do presidente e dos organizadores do evento?

Até o momento, não houve declarações ou respostas oficiais por parte do presidente Lula, nem por parte dos organizadores da Bahia Farm Show em relação aos acontecimentos e manifestações da feira. O espaço está aberto para futuras manifestações e posicionamentos.

Como a Bahia Farm Show se posiciona no mercado agropecuário brasileiro?

A Bahia Farm Show é uma das principais feiras do setor agropecuário no Brasil, sendo realizada anualmente e promovida pela Aiba. O evento reúne milhares de pessoas, incluindo agricultores, investidores e empresários, interessados nas últimas novidades e tecnologias da área.

Com a presença do presidente Lula na abertura da feira, demonstra o interesse do governo em se aproximar do setor e estabelecer um diálogo com os envolvidos no agronegócio, apesar dos acontecimentos.