MEI: Como Garantir Sua Aposentadoria e Aumentar o Valor do Benefício pelo INSS

Entre as diversas dúvidas que surgem na jornada do empreendedorismo, o questionamento sobre a possibilidade de se aposentar como Microempreendedor Individual (MEI) e o pagamento do INSS nessa condição são frequentes. Para responder a estas questões, vamos explorar no decorrer deste artigo as possibilidades e particularidades deste processo.

Muitos pequenos empresários optam pela formalização por meio da modalidade MEI, que apresenta diversas vantagens, e uma delas é a garantia da aposentadoria através do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Para garantir essa segurança futura, é necessário que o MEI efetue contribuições mensais para a Previdência Social.

A contribuição do MEI para a aposentadoria

Diferentemente de outras categorias de contribuintes, o valor referente ao INSS contribuído pelos MEIs é considerado baixo. Atualmente, a alíquota é de 5% do salário mínimo vigente, resultando em uma aposentadoria também de um salário mínimo. Contudo, esse valor pode ser aumentado.

Como posso aumentar o valor da aposentadoria como MEI?

Para receber um valor maior no momento da aposentadoria, o microempreendedor pode optar por complementar a sua contribuição com mais 15% do salário mínimo. Sendo assim, o valor a ser pago mensalmente será calculado com base na média dos salários de contribuição. Vale a pena lembrar que o valor da aposentadoria varia de acordo com cada tipo de aposentadoria tais como idade, tempo de contribuição, invalidez entre outros, cada qual possuindo suas próprias regras de cálculo.

Os MEIs podem fazer contribuições extras para o INSS?

Existe ainda possibilidade do MEI efetuar contribuições extras para o INSS. No entanto, essa prática é indicada principalmente em duas situações: quando o microempreendedor tem a possibilidade de se aposentar por tempo de contribuição, segundo as regras de transição vigentes ou em casos onde há a certeza de que o valor adicional pago trará um retorno significativo ao valor da aposentadoria.

A jornada do microempreendedor individual não é fácil, e buscar informações atualizadas e corretas é essencial para o sucesso e segurança do negócio. Esperamos que com este artigo, suas dúvidas em relação à aposentadoria como MEI e o pagamento do INSS estejam esclarecidas.