INSS confirma nova chamada de excedentes e possibilidade de edital em 2023

Aconteceu um fato memorável nesta segunda-feira (07) que impactará milhares de brasileiros. Para quem ainda não está a par, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), órgão responsável pela aposentadoria e outros benefícios dos trabalhadores brasileiros, fez uma importante confirmação que interessa especialmente a quem está de olho em um posto no funcionalismo público. O instituto está passando por uma série de mudanças e implementações recentes, especialmente na esteira da chegada de um novo governo.

As novas informações dizem respeito à chamada de excedentes e a possibilidade de um novo edital a ser aberto em 2023. O anúncio foi feito por Alessandro Stefanutto, presidente da autarquia, durante o III Encontro Estadual dos Trabalhadores ativos do INSS. Acontece que não apenas a chamada de excedentes foi confirmada para este ano, mas também foi mencionado um novo edital. Entenda melhor a seguir.

Chamada de excedentes do INSS: o que isso significa?

Segundo Stefanutto, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, deram o aval para a nomeação de 250 candidatos aprovados. A expectativa é que o INSS faça a chamada desses excedentes em breve e em seguida, preencha o restante das 1.894 oportunidades vagas que existem atualmente. Entretanto, por se tratar de vagas adicionais, a autorização para preenchê-las precisa ser concedida pelo Governo Federal.

Um novo edital do INSS é possível em 2023?

A confirmação de Stefanutto sobre a possibilidade de um novo edital em 2023 veio como uma esperança para todos aqueles que visam uma vaga no INSS. Isso acontece, principalmente, por conta da grande quantidade de cargos vagos no quadro do instituto, que integra o quadro de funcionários do governo federal.

Segundo dados recentes do Portal Brasileiro de Dados Abertos, o INSS tem atualmente 23.467 cargos vagos em seu quadro de pessoal. Isso significa que, mesmo após a nomeação dos excedentes, ainda há uma quantidade considerável de postos disponíveis. Dessa forma, um novo edital seria a chance perfeita para preencher essas vagas e dar oportunidade a mais brasileiros de entrarem para o quadro de servidores federais.

Impacto dessas mudanças no funcionamento do INSS

As novas nomeações e o possível novo edital de 2023 terão um significativo impacto no funcionamento do INSS. Além de ampliar a equipe de trabalho, permitindo um atendimento mais eficiente aos usuários, essas mudanças também contribuirão para a redução do número de cargos vagos na instituição, um dos grandes desafios que vem sendo enfrentados pelo órgão nos últimos anos.