Saque extraordinário do FGTS DISPONIVEL HOJE(14/09): Confira a Liberação de valores


Mais de 9 bilhões de reais não foram sacados pelos trabalhadores até o início do mês. Isso porque se trata do Saque Extraordinário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, também conhecido como FGTS. Os trabalhadores podem solicitar esse valor até 15 de dezembro; no entanto, eles precisam usar o aplicativo do FGTS, disponível em telefones e dispositivos móveis Android e iOS.

Segundo Edilson Carrogi, vice-presidente do Agente Operador da Caixa Econômica Federal, as informações sobre o saque foram divulgadas no início do ano por meio de um calendário. Qualquer pessoa com saldo em conta do FGTS teria seu saque automatizado no dia do aniversário. Conforme informado em entrevista ao programa Repórter Nacional da Rádio Nacional, isso ocorreu porque esses trabalhadores já haviam optado por depositar seu FGTS em uma conta da Caixa.

A Caixa explicou que no dia 5 de outubro “foi debitada a conta do FGTS do trabalhador e os recursos creditados na conta social digital do trabalhador no Caixa Tem. O dinheiro está disponível para retirada; caso isso não tenha sido feito automaticamente, a solicitação pode ser feita até 15 de dezembro. Após essa data, a Caixa depositará os recursos na conta Caixa Tem do trabalhador para que ele possa fazer o saque.

SAQUE ANIVERSÁRIO DO FGTS

Outro modelo recém-criado é o Saque Aniversário, que permite ao trabalhador acessar anualmente uma parcela dos recursos depositados em sua conta vinculada do FGTS, ativa ou inativa. A cada ano, durante o mês de aniversário, ele pode acessar uma parte desses recursos sem fornecer um motivo específico para a retirada.

“Se o trabalhador quiser, ele tem que optar pelo saque de aniversário e, a partir daí, todo ano ele poderá utilizar os recursos no mês do seu aniversário”.

explicou Carrogi.

Segundo ele, a opção de saque também deve ser feito pelo aplicativo do FGTS. “É um canal oficial da Caixa e de fácil acesso. O trabalhador baixa, instala no celular, se cadastra apenas uma vez e tem acesso a uma série de informações.”

SAQUE CALAMIDADE

A legislação brasileira também autoriza saques parciais de contas vinculadas ao FGTS – até R$ 6.220 por conta vinculada – caso os trabalhadores sejam vítimas de desastres naturais. Para tanto, é necessário que o governo municipal promulgue um estado de calamidade pública, que seja reconhecido pelo governo federal. A partir daí, o município notificou a Caixa da área afetada e autorizou a evacuação.