Brasileiros tem dinheiro esquecido em bancos: entenda aqui

Há grande expetativa para o lançamento da segunda fase de consulta de “dinheiro esquecido” no sistema de valores a receber do banco Central. Isto porque há bilhões de reais esquecidos nos bancos por diversas razões!

Assim, os brasileiros estão aguardando para realizar novas consultas, porém a greve dos servidores do BC acabou atrasando a implementação da ferramenta que permitia as consultas. Agora com o fim da greve, a expetativa é maior para o retorno da fase de consulta de dinheiro esquecido. Confira algumas informações a seguir!

Como fazer uma consulta no sistema de valores a receber?

Aconselhamento sobre valores esquecidos através do Sistema de Valores a Receber é simples e rápido. Este site permite que os brasileiros saibam se possuem esse subsídio. E eles podem ajudar. No entanto, o dinheiro do empréstimo do dia de pagamento só será custeado em casos de cobrança indevida e dedução do contracheque de uma pessoa.

Veja a seguir o passo a passo de consulta pelo SVR:

  • Clique aqui para acessar o Sistema Valores a Receber;
  • O acesso ao SVR é feito com seus dados do login Gov.br com nível outro ou prata;
  • Atenção: As pessoas que possuem o nível de segurança bronze, precisam fazer a troca para receber o dinheiro esquecido. Pois não é compatível para devolução através do Sistema Valores a Receber;
  • Leia e aceite o termo de responsabilidade para poder dar continuidade a solicitação;
  • Os brasileiros que tiverem valores esquecidos em bancos ou instituições financeiras, no dia da consulta vão poder verificar o valor total a receber. Bem como, a origem do abono e a instituição responsável pelo pagamento.
  • Clique em uma das opções abaixo:
  • Solicitar por aqui: a opção “Solicitar por aqui” destinada para aqueles que possuem uma chave pix e a informarem. O repasse deve acontecer dentro de 12 dias úteis.
  • Solicitar via instituição: a solicitação via instituição é para aqueles que não informarem uma chave pix no Sistema Valores a Receber ou não possuírem. Então, precisam deixar registrado um número de telefone ou e-mail para que possa ser entrado em contato.

Quando será a segunda fase de consultas?

O lançamento da segunda fase de levantamentos de dinheiro esquecido através do Sistema Valores a Receber (SVR) estava previsto para 2 de maio. No entanto, o banco Central (BC) indicou que as consultas estão adiadas. Porque os servidores entraram em greve e danificar o calendário.

O motivo da greve dos funcionários do banco central foi após pedidos de aumento salarial. O início do movimento ocorreu no final do ano passado. Nesse sentido, a greve começou em abril daquele ano, foi brevemente suspensa e retomada em maio. Os brasileiros que aguardavam por esse dinheiro extra aumentar sua ansiedade.

De acordo com o comunicado de imprensa da autarquia monetária, será agendada uma nova data para que as pessoas esperadas possam acessarao sistema de valores a receber e possam resgatar os valores esquecidos.