Passo a passo para limpar seu CPF aqui

Uma pesquisa realizada pela Serasa Experian no Brasil constatou que mais de 40 % da população adulta estava inadimplente. Acontece que esse endividamento causa muitos problemas. Por isso, é extremamente importante saber como limpar seu CPF.

Afinal, para começar, a reputação negativa dificulta a obtenção de crédito. afeta negativamente o sonho de consumo da família e até mesmo impedir que candidatos tomem posse em público. Sendo assim, se você tem um nome sujado, o ideal é saber como limpá-lo e também tomar as medidas necessários para que isso não aconteça novamente. Confira então algumas dicas para quem quer ir além da lista padrão e recuperar o poder aquisitivo por meio de métodos bem simples.

Como limpar seu CPF.

Alternativa 1: Aguardar até que a dívida seja paga.

De acordo com a codificação Civil, os credores têm um prazo de cinco anos para receber suas dívidas. Consequentemente, este também é o prazo para que o nome de alguém apareça no arquivo do inadimplente.

Dado esse direito legítimo, pode não valer a pena negociar uma dívida que está prestes a vencer, a menos que os descontos valam a pena. No entanto, a exceção aqui é se um credor for a tribunal, a regra dos 5 anos não se aplicará. Neste caso, o prazo é a data da audiência.

Alternativa 2: Pagamento de dívidas

A maneira mais fácil de limpar seu nome é pagar sua dívida. Nessa abordagem, você deve negociar a dívida com o credor, oferecendo-se para parcelar a dívida. No entanto, é necessário saber quanto dinheiro você pode reservar mensalmente para manter o contrato.

Com o acordo cessa a dívida antiga, devendo o credor providenciar a retirada da caução do seu nome no prazo de 5 dias úteis, além da indemnização por danos não patrimoniais. Lembre-se de que não pagar a nova dívida maculará seu nome novamente.

Primeiro, você precisa saber quanto e quanto você deve. Pode haver pessoas que estão negativadas e nem sabem disso. Por isso, a primeira dica é sempre consultar seu CPF de forma rápida e gratuita no Serasa Consumidor: https://bityli.com/DVGPEeN. Ao fazer isso, você poderá saber exatamente qual foi o motivo da rejeição. e seguir as etapas para limpar seu nome.

Conselho do Serasa para limpar seu CPF

Veja o passo a passo abaixo para limpar seu nome pelo Serasa:

  1. Consulte seu CPF: a primeira dica é a que demos acima, consulte seu CPF e saiba qual sua situação;
  2. Confira quais são suas dívidas e escolha uma das opções de negociação que caibam no seu bolso;
  3. Siga os passos propostos para negociar suas dividas;
  4. Clique em gerar boleto e faça o pagamento.

Se você já pagou sua dívida por muito menos, espere até que a empresa a quem você devia dê baixa. Assim, você estará limpo novamente. O prazo para a empresa liberar o CPF é de 5 dias úteis, imediatamente após o pagamento. Além disso, a empresa deve fornecer ao consumidor um comprovante de pagamento da dívida que deve ser retido como comprovante.

Como saber se estou fazendo dívidas comprometedoras?

Por fim, é sempre bom ficar de olho nas despesas para que uma nova dívida não ceda origem a outra negativa. Para isso, procurar alguns sinais de que você perdeu as mãos no momento do consumo.

  • Antes você comprava coisas à vista, mas tem comprado bastante a prazo ultimamente;
  • Para cobrir despesas básicas, passou a usar o cheque especial;
  • Paga apenas valores mínimos do cartão de crédito;
  • Tem pedido ajuda a parentes e conhecidos para quitar dividas ou resgatando dinheiro da poupança;
  • Deixa de pagar contas essenciais (água, luz e gás) para quitar outras dividas.

Além disso, se você notar um ou mais dos comportamentos acima, é uma boa ideia colocar suas contas na ponta de um lápis e ver quanto você deve evitar gastar, quanto pode e como não comprometer o pagamento de contas básicas com os outros para acompanhar.