Pix pode ser exportado facilitando compras internacionais e remessa de dinheiro

Com o lançamento em outubro de 2020, o Pix não demorou para virar uma sensação entre os brasileiros pela sua facilidade. Com quase dois anos de existência o Pix já possui 478,3 milhões de chaves registradas e mais de 1 bilhão de transações realizadas.

Com o plano de implementar a tecnologia em outros países. De acordo com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a autoridade está conversando atualmente com a Colômbia e Canadá para implementar o sistema de pagamentos por lá.

Com um sistema globalizado de pagamento instantâneo, será possível enviar uma remessa de dinheiro para outro país em poucos minutos. E realizar compras internacionais sem ficar refém de cartões de créditos ou métodos de pagamentos que cobram uma taxa.

Sistemas semelhantes a Pix pelo mundo

Outros países possuem sistemas muito semelhantes, com seus pagamentos instantâneos que funcionam 24 horas, o mais popular é o sistema da China, que possui sistema de reconhecimento facial e funciona em transportes públicos, este sistema já processou mais de 150 bilhões de transações vai smartphone.

Estados Unidos também querem entrar na lista. Com o Federal Reserve desenvolvendo o sistema chamado FedNow, pode se dizer que é como um Pix americano que tem como previsão de entrar em fase de testes entre maio e julho de 2023.

Possível fim do cartão de crédito?

Com o sucesso estrondoso do Pix no Brasil, ainda não se deve pensar em descartar o cartão de crédito. Mesmo o sucesso e a adesão quase que unânime em território nacional, tem muito que se melhorar no sistema até em segurança, mas é enquanto isso não acontece, as empresas de maquininhas de cartão terão que se reinvantar e repensar no negócio.

Como configurar o limite do Pix em transações

Normalmente o Pix não vem com limite mínimo podendo realizar transações a partir de R$0,01 centavos, porém não tem limite máximo. Mas as instituições por motivo de segurança dão a opção de colocar limites para pagamentos diários para a segurança do usuário.

Segundo pesquisas conduzidas pelo C6 Bank/Ipec, mais de 70% de usuários do pix sabem que é possível ajustar os limites diários de transações do Pix. Porém 47% ainda não haviam configurado os novos valores para suas transações. O levantamento ouvil 2 mil pessoas das classes A, B e C com acesso à internet.

  • Veja o passo a passo para mudança do limite em sua conta Pix: Faça o login no aplicativo do seu banco

  • Clique na opção pix

  • Toque em “Meus Limites”. O app vai mostrar seu limite diário atual. Para mudar os valores, clique nas opções “Gerenciar meus limites”, “Personalizar Limites PIX” ou “Alterar meus limites”, dependendo de qual seja a instituição bancária, para definir um novo valor;

  • E confirme a operação

Em alguns casos, como é com o Banco do Brasil, o app irá alertar se você passar do limite diário, e solicitará uma confirmação que poderá ser feita no internet banking ou caixa eletrônico do próprio banco.