FOI VÍTIMA DE FRAUDE? Aprenda aqui como cancelar um empréstimo consignado

Cada vez mais frequentes, as fraudes de empréstimos ainda são bem comuns. Portanto, veja aqui como cancelar um empréstimo consignado que foi liberado sem a sua autorização, bem como proteger seus dados.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública está investigando milhares de casos recentes de empréstimos consignados fraudulentos. São mais de 23 instituições financeiras investigadas. De acordo com Órgão, as pessoas pagavam juros nas faturas e tinham os valores descontados sem a informação adequada.

Como consigo cancelar o empréstimo consignado fraudulento?

Sabe-se que as fraudes envolvendo o empréstimo consignado estão se tornando frequentes em todo o Brasil – muitas pessoas descobrem créditos que sequer contrataram e de lugares que nunca frequentaram. Para isso, temos dicas de como você pode agir para tentar cancelar o empréstimo indevido.

Quando notar que foi vítima de fraude, o primeiro passo a ser feito é entrar em contato com o banco ou mesmo instituição financeira que cedeu o crédito.

Ademais, apenas por questão de segurança, você deverá fornecer alguns dados pessoais para garantir a autenticidade do contato. Depois, caso tenha dificuldade de cancelar, você deve registrar uma reclamação na ouvidoria do Banco Central e o banco terá até dez dias para dar uma resposta.

Caso ainda não resolva o problema, você deve entrar com uma ação judicial contra o banco ou a instituição financeira que liberou o crédito – outrossim, a instituição como maior deverá comprovar que houveram todos os critérios de segurança ao efetuar a empréstimo, visto que é obrigação e responsabilidade  do mesmo zelar pela segurança e dados dos cliente, até mesmo no que a súmula 479 do STJ dispõe: “As instituições financeiras respondem objetivamente pelos danos gerados por fortuito interno relativo a fraudes e delitos praticados por terceiros no âmbito de operações bancárias”.

Importante frisar também em registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil, visto que essa é uma forma de se resguardar que foi vítima de uma fraude envolvendo um empréstimo consignado.