BOMBA: Aumento de Margem no empréstimo consignado!

Durante o ano de 2022 estava bastante na mídia o termo “Aumento margem” em toda a internet! E há uma boa razão para isso! Mas às vezes você ouve muito e nem sabe qual é essa margem, né? Por isso, neste texto vamos contar tudo sobre a margem do empréstimo consignado e o próprio empréstimo consignado.

Empréstimo consignado: como funciona?

O empréstimo consignado é um tipo de empréstimo bastante conhecido entre aposentados e pensionistas do INSS. Esse empréstimo é conhecido pelo fato de as parcelas serem descontadas diretamente na folha de pagamento.

Como o desconto do parcelamento é direto no salário a garantia de pagamento das parcelas e o baixo índice de inadimplência fazem com que os bancos garantam uma negociação mais segura, o que lhes permite liberar os valores com menor taxa de juros.

Empréstimos consignados estão disponíveis para CLT, beneficiários do Auxílio Brasil, aposentados, pensionistas e beneficiários do BPC. Atualmente, a taxa de juros dos empréstimos antecipados para esses beneficiários do INSS é de 2,14 %.

O que é margem do consignado e quais mudanças ocorreram atualmente?

A MP 1.106/2020 estabelecia as margens ampliadas, porém com data de validade. Assim, Bolsonaro transformou esta MP na Lei 14.431 então não tem mais validade, é permanente.

CLT vai poder fazer empréstimo consignado

  • 35% em empréstimo consignado
  • 5% para uso do cartão de crédito

Aposentados, pensionistas e BPC/loas vão poder fazer:

  • 35% em empréstimo consignado
  • 5% em cartão de crédito
  • 5% em cartão benefício

Auxílio Brasil vai poder usar:

  • 40% em empréstimo consignado

A margem consignável é o valor máximo da renda mensal que o contratante  de empréstimo pode incorrer em seu salário. Em outras palavras, uma porcentagem do valor do salário que recebe que você pode contratar de empréstimo consignado!