Boa notícia: crédito imobiliário totalmente online está sendo liberado

Os contratos de crédito imobiliário foram simplificados, prometendo suprimir burocracia, papelada e atrasos. Algumas instituições financeiras já estão festejando contratos de forma totalmente digital, sem que o cliente precise ir até a agência bancária ou cartório para assiná-los. Entenda melhor o que está mudando a seguir!

Como pedir um crédito imobiliário ou financiamento de imóvel?

Essa linha de crédito permite que você compre imóveis usando um empréstimo. que o dinheiro será usado para comprar uma casa ou apartamento.

Ao fazer isso você precisa verificar quais bancos oferecem as melhores condições e as melhores taxas de juros. A partir daqui começa a entrega de documentos pessoais e comprovantes de renda, nos quais o banco avaliará sua capacidade econômica para comprar o imóvel.

Uma vez aprovada a análise de crédito, será realizada a análise jurídica descrita acima. Nesta fase, são apresentados os documentos para o financiamento imobiliário.

Uma maneira de aprender mais sobre crédito imobiliário é usar ferramentas como simuladores imobiliários. Dessa forma, você pode conferir o valor das suas parcelas, a taxa de juros e o custo total da sua transação.

O que é crédito imobiliário digital?

O crédito imobiliário digital é a mesma coisa do físico, mas contratado inteiramente pela internet, sem ir à uma agência física. O Bradesco já ultrapassou a marca de 500 contratos (equivalentes o cerca R$ 150 milhões), que são assinados totalmente digitalmente sem que o cliente precise sair de casa. O projeto foi lançado no estado de São Paulo em maio e expandido para todo o país em junho.

O processo de registro eletrônico coleta assinaturas digitais e integra o sistema nacional de registro. Sendo assim, cada participante do processo tem controle virtual e assinatura de contratos. sem ter que aparecer no ponto de atendimento.

Outros bancos estão seguindo o exemplo, segundo a Associação Brasileira de Poupança e Empréstimo Imobiliário (Abecip), e a tendência é que até o final do ano que vem a prática seja difundida no mercado avaliar.

O presidente da Abecip destacou que esta será a segunda onda de digitalização do processo de contratação de crédito imobiliário. A primeira onda foi acelerada pela chegada da pandemia, quando os bancos traspassaram a oferecer opções para cotar, simular e aprovar empréstimos pelos canais digitais, além de enviar os primeiros documentos.

O que muda com contratação online?

A iniciativa pode economizar até semana de tempo consumido em contratos de empréstimo. O que era feito em 2 a 3 meses hoje em dia é feito em menos de um mês.

O banco estadual da Caixa Econômica Federal já está trabalhando no processo e espera avanços significativos a partir do início do próximo ano. Até lá, o sistema de registro estadual, conforme definido na lei 14.382/22, sancionada em junho deste ano, integrará o sistema de cartórios de todo o país e possibilitará o registro e consulta via Internet será introduzido. Essa medida aumentará a segurança e a transparência dos prontuários médicos eletrônicos.