5º Lote da restituição do imposto de renda 2022 cairá nesta sexta

Com a Receita Federal pagando nesta sexta-feira 30 de outubro, o quinto e último lote da restituição do Imposto de Renda 2022. No total, vão ser um pouco mais de 1,22 milhão de contribuintes, no total de R$ 1,9 bilhão de reais.

Com o calendário seguindo de acordo com a data de que a declaração foi entregue. Portanto, esse dinheiro vai para a conta informada no momento da declaração. Além disso, este lote vai contemplar outras restituições residuais de anos anteriores, isso significa, contribuintes que caíram na malha fina, e depois regularizaram as contas.

Entregues entre março a setembro, a Receita recebeu 38 milhões de declarações do ano-base de 2021. Porém, mais de 1 milhão delas, cerca de 2,7% do total, ficaram presas na malha fina.

Seja como for, os 4 primeiros lotes que foram pagos em 31 de maio, 30 de junho, 29 de julho e 31 de agosto.

O dinheiro da restituição não foi pago, o que eu faço?

Se caso o dinheiro não seja depositado, por exemplo, com a conta informada esteja desativada, os valores continuam disponíveis para o resgate por até um ano. Caso o resgate não seja realizado depois de um ano, ele pode ser solicitado pelo Portal e-CAC , no site da Receita Federal.

Como realizar a consulta se você está no grupo que vai receber nesta sexta-feira

Em primeiro lugar, o contribuinte que deseje consultar se vai receber ou não a restituição do imposto de renda, deverá acessar o site da Receita Federal, clicar no “IMPOSTO DE RENDA”, após isso acessar a opção “Consultar a restituição”. Logo depois, o site da receita vai solicitar o seu CPF e a sua data de nascimento.

Assim também, a Receita Federal disponibiliza um aplicativo para smartphones e tablets, que possibilita realizar a consulta diretamente nas bases da Receita Federal, informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral do CPF.