MUDE AGORA: dicas de como organizar sua vida financeira!

Os cartões de crédito figuram atualmente a maior parcela da dívida dos brasileiros. As ferramentas de pagamento facilitam as compras e os gastos do dia a dia, mas ocultam a imediata falta de recursos para adquirir bens e serviços, deixando as contas para outro dia além de outros pagamentos. Repetidas vezes, sem pensar duas vezes viram uma bora de neve! Assim, trouxemos aqui várias dicas para botar um fim nesta bola de neve e fazer diferente, organizar sua vida financeira! Confira a seguir!

Estratégias de saída da zona vermelha:

Comece pelo planeamento: organização, força de vontade e comprometimento são características essenciais para planejar e sair do vermelho. Estar ciente da situação financeira atual é o ideal. Isso vai além da contabilização de todas as dívidas e inclui juros dos credores. Assim, é possível calcular e estimar um prazo para o pagamento do valor devido.

Em seguida, se policie! Começaremos pelo controle emocional: os gastos impulsivos são uma grande parte do problema financeiro. Ao fazer compras, pergunte-se: “Eu preciso disso?”. Se sim, pode pagar em dinheiro? Ou esperar para pagar em dinheiro?

Então, pague as dívidas o quanto antes: negocie a dívida com o operador do cartão quanto mais tempo ela ficar aberta, maiores serão os juros acumulados. Uma restituição de imposto de renda ou um décimo terceiro salário pode ser usado para esse fim. No entanto, se esses recursos já estiverem comprometidos, uma alternativa é fazer um empréstimo para quitar a dívida. Nesse caso, verifique cuidadosamente a melhor opção do mercado e simular taxas de juros, prazos e taxas.

Após pagar as dívidas, NÃO FAÇA NOVAS DÍVIDAS! Faça o possível para evitar novas despesas; Reduza o número de cartões: evite ter vários cartões ativos para não perder o controle de suas finanças.
Quanto aos limites: reduza o limite do seu cartão de crédito para melhor controle sobre seus gastos.

Planeje seu apoio financeiro: acidentes e imprevistos sempre acontecem, então tenha um apoio financeiro caso você tenha problemas. Saber mais sobre investimentos: pesquisar conhecimentos financeiros e de mercado são etapas essenciais para expandir suas oportunidades e oportunidades de renda. Pesquisar formas seguras de renda e reserve um valor mensal para isso.

Gostou das dicas? Depois que tiver saido do olho do furacão, ainda existe trabalho a ser feito! Ter uma vida financeira mais saudável garante uma tranquilidade maior para você e sua família! Seu futuro eu agradece! Por isso, confira a seguir como se organizar financeiramente após pagar as dívidas!

Como se organizar financeiramente?

A organização financeira envolve definir seus ganhos e despesas mensais, além de planejar como seu dinheiro será gasto. Para facilitar, o planejamento pode ser feito com o auxílio de planilhas ou aplicativos financeiros. A vantagem é que esse hábito permite definir metas e prazos.

Mesmo pequenas despesas que parecem irrelevantes para o orçamento podem se acumular e, com o tempo, afetar as finanças. Evite o consumismo e as compras por impulso. Evitar ir a shoppings com frequência, ter cuidado com o tipo de conteúdo que você consome nas redes sociais e excluir e-mails promocionais também podem ser ações eficazes. Com o tempo, você aprenderá a controlar melhor seus gastos.

Boa parte da forma como as pessoas lidam com as finanças está relacionada aos seus hábitos. Manter uma boa rotina financeira é essencial para que o dinheiro não seja um problema em sua vida. Um dos hábitos que você deve manter é economizar dinheiro. Isso permite que você comece a investir, crie uma reserva financeira e aumente seu patrimônio.

Reavalie as parcelas e tente evitar esse tipo de gasto. Essa decisão trará maior flexibilidade ao seu orçamento para poder economizar no final do mês. Tenha uma reserva de emergência. Funciona como uma “almofada” financeira que garante mais tranquilidade em situações difíceis. Não deixe de colocar essas dicas de como organizar sua vida financeira em prática para ter um futuro mais tranquilo e alcançar seus objetivos.