Vírus de celular faz vítimas assinarem serviços pagos

Antes de mais nada, quanto mais tempo passa, melhor os golpistas ficam em roubar o seu dinheiro, este novo vírus faz a vítima assinar serviços pagos sem saber.

Chamado de “trojan Harly” ele foi identificado e alertado nessa última quinta-feira 20 de outubro pela Kaspersky, empresa especializada em segurança digital.

Agora, de acordo com os dados, tem mais de 4,8 milhões de downloads pelo mundo, isso significa que o potencial número de vítimas brasileiras pode ser muito alto.

Além disso, a forma que esse app ganha dinheiro em cima das pessoas é por meio de comissões. Então, quanto mais golpes aplicados usando dinheiro de outras pessoas, maior será o ganho destes criminosos. Além disso, o número de apps que tem este vírus não é pequeno, são um total de 190 aplicações na Google Play Store que estão infectados por este trojan Harly.

Como esse vírus funciona?

A princípio, esse vírus se encontra em apps dentro da Google Play Store. Isso significa, eles abusam desta plataforma oficial para downloads de aplicativos android para roubar informações. Na lista dos aplicativos maliciosos se encontra de tudo: como jogos de celular, até apps de lanterna.

Porém, quando realizado a instalação da aplicação, na mesma hora o trojan já começa a coletar informações do aparelho. Logo após, o vírus realiza alterações nas configurações do celular e a lista de assinaturas que devem ser feitas. Após isso, em uma janela invisível, abre um endereço eletrônico e adiciona o número da vítima.

Enfim, o vírus faz confirmação através de mensagem de texto ou chamada telefônica, a partir daí, são feita assinaturas pagas sem o conhecimento da vítima.

Como explica Fabio Assolini, Diretor da Equipe de Pesquisa e Análise da Kaspersky para toda América Latina. “Embora as lojas oficias sejam cuidadosamente controladas, os moderadores nem sempre podem barrar estes apps antes de estarem disponíveis. Atualmente, reconhecer uma potencial ameaça está ainda mais difícil, pois os supostos aplicativos fazem tudo o que é proposto para se camuflarem”.

Como se defender?

Agora, segundo a Kaspersky, evite downloads de aplicativos através de sites suspeitos, ou até mesmo aplicativos estranhos. Antes mesmo de realizar o download, veja avaliação de usuários ou pesquise sobre, se achar algo estranho sobre o aplicativo, não instale.

Ainda mais se for download de aplicações grátis, porque eles são o favorito de criminosos, pela alta quantidade de downloads. Além disso, tenha sempre algum antivírus baixado e funcionando.

Porém, caso já infectado, a recomendação é identificar o malware e remove-lo. Para fazer isso, entre no menu de “Definições” após isso acesse “Apps e notificações” e clique em “Mostrar todos os apps”. Agora, delete qualquer aplicação suspeita.