Caixa: Novo financiamento para energia solar

Recentemente a Caixa Econômica Federal anuncia o lançamento de uma nova linha de financiamentos para o uso de energia solar. Então, este projeto tem como objetivo expandir a tecnologia fotovoltaica para mais consumidores. Ou seja, esta parceria foi feita com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Seja como for, isso tem como objetivo atender consumidores de residências, produtores rurais e pequenos negócios. Com esta linha sendo exclusiva para projetos de geração de energia solar. Agora, micro e pequenas empresas (PME) e que está atuando como microempreendedor individual (MEI) estão no público alvo.

Além disso, o presidente executivo da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia diz “O avanço da energia solar no Brasil é fundamental para o desenvolvimento econômico, social e ambiental e ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica do País, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco da ocorrência de bandeira vermelha na conta de luz da população”.

Como vai ser o financiamento da caixa para energia solar?

A princípio, esta linha de crédito da Caixa chega como um incentivo para curto prazo, em associados com interesse neste tipo de energia, podem contratar linhas exclusivas. Além disso, com juros variando de 1,87% a 2,4% ao mês, em pouco tempo os consumidores que optarem por este, vão realizar uma grande economia. Por exemplo, em épocas de bandeira tarifária vermelha em vigência ou em época de escassez hídrica.

Por fim, desde 2012 a geração da energia solar garante ao Brasil R$ 70 bilhões em investimentos, com criação de 387,6 mil empregos. Segundo dados da Absolar, esta tecnologia solar fotovoltaica no momento está presente em 5,4 mil municípios brasileiros. Com a adesão sendo maior em Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso.