INSTAGRAM: Usuários têm as contas suspensas pela plataforma. Confira

Várias contas do Instagram foram suspensas pela plataforma na manhã desta segunda-feira (31) sem explicação.

Alguns usuários do Instagram relataram na manhã desta segunda-feira que tiveram suas contas suspensas na plataforma. Outros internautas constataram uma queda brusca no número de seguidores e dificuldade para logar no aplicativo.

A hashtag #instagramdown (Instagram fora do ar, em tradução livre) também vem ganhando forças no website. O perfil da equipe de relações públicas do Instagram usou a tag para informar ao público, por meio de um comunicado oficial, que está ciente do erro técnico e trabalhando para resolver os problemas.

No Twitter, também houve relatos de dificuldades para acessar a rede social e de perda de um grande número seguidores de uma só vez. Os usuários de diversos países, como Brasil, França, Itália, Tailândia e Turquia. No site Downdetector, que reúne informações sobre a instabilidade de site e aplicativos, há o registro de 1.200 reclamações de internautas referente ao Instagram nas últimas horas.

Há menos de uma semana, a rede social também ficou instável nesta sexta-feira, junto ao Facebook e o WhatsApp, durante período da tarde. Na semana passada, a plataforma superou os 2 bilhões de usuários, se aproximando da quantidade de pessoas que usam o Facebook. Com o avanço, a marca chega perto dos 2,96 bilhões em um sinal de transformação da gigante de mídias sociais. O aplicativo de mensagens WhatsApp também é usado por mais de 2 bilhões de pessoas todos os dias.

Pronunciamento do Instagram

A Meta, empresa responsável pelo Instagram, se manifestou nas redes sociais e esclareceu que já está trabalhando para corrigir os problemas relatados. “Estamos cientes de que alguns de vocês estão tendo problemas para acessar suas contas no Instagram. Estamos analisando e pedimos desculpas pelo transtorno”, disse em pronunciamento no Twitter.

Perdendo seguidores

Quem ainda consegue acessar o Instagram vê o seu número de seguidores cair drasticamente em questão de minutos.

A suposição é que essa queda de seguidores aconteça em decorrência das contas banidas. Neste caso, os seguidores perdidos seriam justamente os usuários desativados na rede social. Ao buscar pelos perfis que perderam acesso ao Instagram, o app dá um aviso de “nenhum usuário encontrado”.