INSS: quais as regras para se aposentar com 50 anos? Confira

De acordo com a lei, o cidadão que deseja se aposentar pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deve atingir a idade mínima para ter acesso aos benefícios.

De acordo com os regulamentos os homens devem ter 65 anos e as mulheres 62 anos. Para se aposentar aos 50 anos, é preciso observar algumas regras, nascidas com a aprovação da Previdência Social, que entrou em vigor em 13 de novembro de 2019. Confira quais são a seguir!

Como se aposentar aos 50 anos?

Aqui estão 3 opções para pessoas que querem se aposentar aos 50 anos:

  • Regras de pontuação de aposentadoria;
  • Regras de transição paga;
  • Aposentadoria por desempenho (para quem já tinha completado todos os requisitos até o dia 12 de novembro de 2019).

Regra de pontuação

Quem pretende se aposentar aos 50 anos deve cumprir o requisito de já ter contribuído para o INSS antes da aprovação da reforma.

Para quem neste momento não conseguiu cumprir todos os requisitos para ter direito ao benefício deve seguir a regra transitória de pontos (soma da idade + tempo de contribuição).

De acordo com a legislação, a regra previdenciária de pontos estabelece um ponto a cada ano, e o segurado soma dois pontos por ano, conforme sua idade entra nessa conta.

A pontuação máxima para este sistema será de 105 pontos (em 2028) para homens e 100 pontos (em 2033) para mulheres.

Nesse caso, os homens precisam marcar 99 pontos e as mulheres precisam de 89 pontos para se aposentar em pontos em 2022.

Taxa de 50%

Para aqueles com menos de dois anos antes da aposentação, eles devem remunerar uma taxa de 50 % para se aposentar. Assim, a partir de 13 de novembro de 2019, quando a reforma previdenciária entrar em vigor, as pessoas terão que trabalhar mais da metade do tempo previsto. Os homens devem ter pelo menos 35 anos e as mulheres pelo menos 30 anos.

Taxa de 100%

Ainda de acordo com as regras, para se aposentar com 100 % do pedágio a mulher já deve ter completado 57 anos e o homem 60 anos em 2022. Nesse caso, seu pagamento será o dobro do período restante. para completar. hora de listagem em 13 de novembro de 2019. As mulheres devem ter contribuído por pelo menos 30 anos e os homens por pelo menos 35 anos.

Aposentadoria por tempo de contribuição

A aposentadoria por contribuição cessou com o advento das reformas. No entanto, alguns segurados ainda têm esse direito. Em 2022, aposentado por tempo de contribuição:

  • O homem deve ter 62 anos e ter contribuído para o INSS há pelo menos 35 anos.
  • Para a mulher se aposentar este ano, ela deve ter 57 anos e seis meses de idade e ter contribuído ao INSS há pelo menos 30 anos.