Evite o Indeferimento de Aposentadoria pelo INSS: Saiba como Comprovar Vínculos Corretamente!

Segundo dados do Portal Transparência Previdenciária, um dos grandes obstáculos que resultam no indeferimento dos pedidos de aposentadoria pelo INSS está na falta de implementação dos critérios para o benefício pelo próprio segurado. Isso significa que muitos não atendem a idade mínima ou o tempo de contribuição necessários para fazer jus à aposentadoria, mais especificamente após a reforma da Previdência que ocorreu em novembro de 2019.

Contudo, há também uma situação frequente que pode ser contornada no momento do requerimento pelo aplicativo ou site Meu INSS para evitar indeferimentos. Em algumas ocasiões, o segurado tem vínculos e tempos de contribuição que não figuram no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Ao preencher o pedido no Meu INSS, é crucial que o segurado insira estas informações que estão pendentes incluindo, quando possível, os documentos comprobatórios de períodos trabalhados e/ou de outras contribuições efetuadas.

Como comprovar vínculos e tempo de contribuição?

O sistema Meu INSS oferece opções para a inclusão de documentos comprobatórios, tais como Carteira de Trabalho, comprovantes de contribuição através de carnê ou Guia de Previdência Social (GPS). Portanto, sempre que o segurado for requisitar sua aposentadoria, ele deve conferir cuidadosamente os vínculos mencionados na tela. Caso perceba que estão faltando outros tempos de contribuição, incluindo em outro Regime de Previdência (Certidão de Tempo de Contribuição do Regime Próprio de Previdência – RPPS), os mesmos devem ser acrescentados nesse passo do requerimento.

Como utilizar a Central 135 do INSS para fazer o requerimento?

Nos cenários em que o segurado não tem acesso à internet para efetuar o requerimento pelo Meu INSS, ele pode recorrer à central 135. O mesmo processo de coleta de informações do aplicativo é seguido pela central. Isso quer dizer que o requerente também terá que informar à atendente caso deseje incluir novas informações de vínculos e contribuições que não estejam registradas no CNIS.

Ao finalizar o requerimento, o segurado poderá fornecer o documento, utilizando o próprio Meu INSS que já terá esse pedido de aposentadoria registrado, ou, agendar um Cumprimento de Exigência para entregar a documentação complementar na Agência da Previdência Social mais próxima.

Como evitar o indeferimento automático?

Quando o requerente não especifica que existem outros vínculos, o sistema verificará, automaticamente, apenas os vínculos e contribuições já cadastrados. Sendo assim, se na análise automática não constar o tempo de contribuição mínima necessário, o pedido será indeferido também automaticamente, sem ser submetido à análise de um servidor do INSS.

O horário de funcionamento da Central 135 do INSS

A central 135 opera de segunda a sábado, no horário das 7h às 22h.

Com essas informações em mãos, fica mais fácil evitar o indeferimento do pedido de aposentadoria e garantir que todos os seus direitos enquanto contribuinte sejam respeitados.