Soneca pós-almoço: Faz mal? Quais os prós e contras?

É muito comum, após o almoço bater aquela “PREGUICINHA” e a vontade de tirar uma soneca para recuperar as forças antes de voltar ao trabalho e as atividades diárias. Existem estudos que comprovam que essa prática trás uma série de benefícios, mas será que tirar um cochilo após as refeições engorda?

De acordo com os especialistas ,tudo vai depender de quanto tempo dura esse cochilo e da rotina de sono de cada pessoa, em especial a qualidade do sono durante a noite. A sonolência que muita gente costuma sentir no início da tarde é algo normal, uma reação do organismo à queda de energia.

Portanto, na prática o nosso relógio biológico apresenta picos de sonolência e existe uma pressão do sono entre 13 e 16 horas, sendo um pouco menor do que quando escurece. Por isso, após o almoço o sono pode surgir como uma necessidade do corpo para repor as energias gastas pela manhã e garantir a continuação do dia.

Qual o tempo ideal da soneca?

O ideal é um cochilo de 15 a 40 minutos após as refeições para repor as energias. Há estudos que indicam a melhora no humor, aumento da produtividade e do desempenho cognitivo. Esse tempo é indicado para reparar o organismo e não prejudicar o processo de digestão.

Dessa maneira, não dá tempo de entrar em sono profundo e interferir no funcionamento do metabolismo.  A quantidade de comida ingerida na refeição também pode influenciar em como o corpo vai reagir ao cochilo, comer muito e se deitar para dormir deixa o corpo em alerta, trabalhando para digerir o alimento e absorver os nutrientes.

A soneca pós-almoço engorda?

No normal, um simples repouso de, em média 30 minutos, não vai interferir no seu peso. O que engorda é o desequilíbrio entre as calorias que são ingeridas e as que são gastas. O que não pode acontecer é a soneca pós-almoço atrapalhar a rotina de sono, reduzindo o tempo total de sono noturno.

LEIA MAIS: