Nordeste ou Caribe? Saiba qual destino é mais barato

Fim do ano chegando, verão se aproxima e as férias escolares também. A dúvida que não quer calar, Praia no Caribe ou Nordeste brasileiro? De acordo com uma pesquisa da plataforma de viagem Kayak revela qual é o destino mais barato para curtir dias de sol e praia.

Em suma, o levantamento analisou o preço médio das passagens aéreas para os destinos mais buscados do Nordeste e do Caribe na plataforma em 2019 e 2022.

Análise dos preços:

Desse modo, entre os destinos nordestinos pesquisados, três tiveram queda razoável no preço do bilhete na comparação com 2019, última temporada antes da pandemia. A maior baixa foi Ilhéus (BA), que mostrou variação de -12,3%. Em seguida vem Aracajú, com -8,1% de variação na passagem aérea dentro desses períodos.

Depois, a capital potiguar Natal também mostrou decréscimo no preço médio das passagens aéreas: – 6,3%. No sentido oposto, Salvador (BA) e Fortaleza (CE) registram alta nos preços dos respectivos voos comparando-se a 2022 em relação a 2019, e ambos apresentaram alta de cerca de 11%. É importante considerar que a antecedência de compra do bilhete influencia no seu preço e esses são os encontrados no momento desse levantamento.

Uma notícia boa para quem pensa em trocar as praias do Nordeste pelas do Caribe no próximo verão é que os quatro destinos da região mais buscados no Kayak apresentaram queda no preço médio das passagens aéreas, comparando o mesmo período de 2022 a 2019.

Entretanto, Aruba e Cartagena (Colômbia) mostraram a maior queda, -12,8% e -12,5%, respectivamente, na variação do preço médio no período. Mas quem preferir a República Dominicana ou Cancún (México) também levará vantagem, pois a queda no preço médio variou em -7,5% e -5,8%, respectivamente.

Destinos mais procurados do Nordeste

De acordo, com o levantamento, os destinos do Nordeste, o mais buscado para a próxima temporada de verão é Recife (PE), com 260% de variação no volume de buscas, comparando 2022 ao mesmo período de 2019, seguido por Salvador (BA), com 210% de variação, e Fortaleza (CE), com 209% de variação.

Logo depois, Maceió (AL) apresentou a maior variação no volume de buscas, 318% nesse período, seguido pela capital paraibana, João Pessoa, com 314% de variação no mesmo intervalo. Porto Seguro (BA) teve a terceira maior variação no volume de pesquisas, 306%, no comparativo 2022 x 2019.

Destinos mais procurados do Caribe

Da mesma forma, no Caribe, o levantamento do Kayak identificou um aumento significativo de buscas por destinos na região, no comparativo 2022 x 2019. Aruba foi a ilha que obteve maior crescimento na variação de volume de buscas no período, com 308% de aumento.

Lodo depois, a República Dominicana apresentou a segunda maior variação de buscas, com crescimento de 283%. Já Cartagena, no Caribe colombiano, mostra seu potencial turístico com aumento de 236% no volume de buscas no período.

Para o country manager do Kayak no Brasil, Gustavo Vedovato, os brasileiros contam com boas oportunidades de viagem para o verão. “O aumento no volume de buscas de destinos de verão demonstra o crescimento de interesse das pessoas para aproveitarem o período de férias que se aproxima, o que é muito positivo para o mercado de turismo”, observa.

LEIA MAIS: