LULA Faz Enquete Sobre volta do HORÁRIO DE VERÃO

Uma grande dúvida entre os brasileiros seria o retorno do horário de verão no governo Lula. Pois bem, o presidente eleito Lula (PT) publicou nesta segunda-feira (7) uma enquete no Twitter questionando a opinião dos eleitores sobre o eventual retorno.

Lembrando que o famoso horário de verão deixou de valer para o país em 2019, logo após a eleição de Bolsonaro (PL). A medida consistia em adiantar os relógios em 1 hora entre os meses de outubro a fevereiro visando a economia de energia elétrica nos horários de pico.

Lula sobre a volta horário de verão

Na publicação, Lula (PT) convidou os seguidores a responderem o “acham da volta do horário de verão”. “Governo que consulta a população”, escreveu.

As opções apresentadas na enquete são “sim” ou “não”. Até a última atualização, mais de 250 mil pessoas haviam respondido à enquete.

O horário de verão economiza energia?

O Horário de Verão é uma forma de ter um melhor aproveitamento da luz natural em relação à artificial, adiantando os relógios em uma hora, de forma a reduzir a concentração de consumo no horário entre 18 e 20 horas.

Tanto que no post de Lula, diversos usuários questionaram que a decisão sobre a volta ou não teria de ser embasada não em preferências, mas em estudos e avaliações técnicas, que apontariam se a medida seria ou não vantajosa para o sistema elétrico.

Com novos estudos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apontam que a aplicação do horário de verão neste ano não traz benefícios para a operação do sistema elétrico nacional.

Resultado da enquete

A enquete termina ainda nesta terça-feira (8) e o placar estava folgado: 68% dos usuários pediam a volta, e 32% se manifestaram contra.

Lula não afirmou se vai seguir o resultado da enquete ao decidir pela volta do horário de verão. Informa que quer um governo mais interativo com a população, um “governo que consulta a população”.

Horário de Verão influência na saúde

Segundo os especialistas, nem todas as pessoas se prepara para a chegada do horário. Nos primeiros dias do horário, as pessoas ficam com a sensação de que tudo está acontecendo uma hora antes, é comum sentir dificuldades para dormir no horário de sempre e, consequentemente, surge a sonolência na manhã seguinte. Essa privação do sono pode prejudica outras funções no corpo, como o coração.