Vai viajar de CARRO? Confira o que fazer para evitar que as crianças passem mal

Ao planejar uma viagem uma das tarefas dos pais é evitar que as crianças passem mal no carro. O enjoo de movimento é conhecido como cinetose e ocorre ao se deslocar em um veículo de transporte, como carros, barcos, trens ou aviões.

Normalmente, ocorre em viagens mais longas, também pode ser desencadeada em viagens curtas, como idas à escola. Na sequência, daremos dicas para evitar que as crianças passem mal no carro.

Conheça algumas dicas para evitar que as crianças passem mal no carro

Felizmente, os enjoos de movimento podem ser evitados.

1. Cuidado com às refeições antes de coloca-la no carro

Evite refeições fortes ao pequeno antes de sair de carro nem deixe-o ficar de estômago vazio. Em ambos os casos, existe o risco de tonturas. É melhor oferecer um lanche leve. Alimentos muito condimentados, gordurosos, ácidos e de odor intenso também podem favorecer esse incômodo sintoma.

2. Local e a postura da criança nos assentos

A localização da criança dentro do veículo é fundamental se você quiser reduzir o enjoo. Lembre-se de que, embora o banco do passageiro seja o que menos provoca tonturas, as crianças não podem sentar-se no banco da frente até atingirem aproximadamente 1,36 metros de altura.

3.Ventilação dentro do carro

Aconselha-se manter as janelas abertas para que o ar possa circular. Especialmente quando os sintomas de tontura começam.

4. Distração

Tente entreter a criança durante sua viagem no carro para evitar tonturas.

5. Dirija o carro com tranquilidade

O motorista precisa dirigir suavemente e evitar acelerações bruscas ou frenagens repentinas. Se a estrada tiver muitas curvas, você deve dirigir com mais cuidado.

6. Faça paradas

Se for fazer uma viagem longa, é recomendável fazer paradas frequentes, a cada 2 ou 3 horas, para que as crianças possam respirar ar fresco e esticar as pernas. Além disso, você pode aproveitar o momento para oferecer alimentação e hidratação.

7. Evite o uso de telas

O uso de tablets ou celulares durante o deslocamento no carro aumenta o risco de tontura. Por isso, devem ser evitadas atividades em que a criança tenha que fixar os olhos em um objeto próximo, como ler ou jogar videogame.

8. Adeque os horários

Em climas quentes, é aconselhável viajar pela manhã ou à noite, quando o ambiente é mais fresco. Esses horários também favorecerão o sono da criança. Enquanto o pequeno dorme, não há risco de tontura.

9. Beba muita água

Beber água evita os enjoos. Portanto, certifique-se de que seu filho se mantenha hidratado durante o passeio de carro. O ideal é que a água esteja fria, principalmente se estiver quente no ambiente ou se a criança começar a sentir náuseas. Evite oferecer refrigerantes e bebidas com cafeína.

10. Medicamentos sob indicação pediátrica

Alguns medicamentos, como a difenidramina ou o dimenidrinato, ajudam a prevenir o enjoo no carro. No entanto, devem ser medicados pelo seu pediatra.

LEIA MAIS: