Conheça o Novo robô que promete combater a Lavagem de Dinheiro do Governo Federal

Confira como funcionará o novo robô “Delator”, o novo sistema de inteligência no qual combaterá a lavagem de dinheiro do país.

Nesta semana, foi lançado pelo Departamento de Ciência da Computação da UFMG, um novo robô, na qual seu sistema disponibilizará o uso de inteligência artificial, esta na qual detectará indícios de lavagem de dinheiro diante das transações bancárias diante do Governo Federal.

Dessa maneira, as instituições financeiras deverão comunicar para a unidade de inteligência financeira federal, quaisquer suspeitas de lavagem de dinheiro, como por exemplo a movimentação que não condiz com a condição financeira do cliente. 

Dessa forma, batizado como “Delator”, este sistema elaborado pela Inter e pela UFMG verá a similaridade entre as situações bancárias do cliente, conforme seu histórico bancário.

Sendo assim, o sistema Delator considerará também, tanto as características do cliente em seu cadastro, quanto a situação de terceiros no qual efetuou transações bancárias.

Então, o robô de inteligência artificial também será capaz de efetuar uma estimativa do valor das transações do correntista com seus contatos.

Que pena! O Brasil é o maior país mundial em lavagem de dinheiro

Entende-se como considerado “lavagem de dinheiro”, as práticas econômico-financeiras que têm por objetivo esconder a real origem ilícita de ativos financeiros ou bens patrimoniais.

Entendido como então, lavar dinheiro é justificar a existência de riquezas obtidas de maneira criminosa, acobertando assim crimes como a extorsão, a corrupção e o terrorismo, bem como o tráfico de pessoas, armas e drogas.

De acordo com pesquisas, mais de 2,4 trilhões de dólares em fundos ilícitos são lavados anualmente, concernente às estimativas do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime. Acredita-se, no entanto, que esse é um o valor apenas estimado, e, no entanto, a realidade pode ser muito pior.

Confira aqui alguns passos para evitar que sua empresa seja envolvida com estes crimes

Tenha um comprometimento da alta administração;

Estruturar e fortalecer a atuação de uma área de Compliance;

Defina na sua empresa um Código de Ética e Conduta;

Treine periodicamente seus funcionários e terceiros;

Implemente metodologias e ferramentas de controle.