Saiba como receber INDENIZAÇÃO do cartão de crédito

Ter uma aprovação de cartão de crédito é um motivo de alegria para muitos consumidores. Entretanto, para outras pessoas pode representar um desconforto a mais pois pode gastar além do que o orçamento financeiro permite. Sendo assim, receber um cartão inesperado em casa nem sempre é algo bom.

Assim, é muito comum ouvir consumidores relatando que receberam um cartão de crédito de uma loja ou banco sem nunca terem solicitado. Todavia perante a justiça, essa prática é considerada criminosa, e reserva ao consumidor incomodado o direito a indenização, em alguns casos.

Isso porque, de acordo com a justiça, “constitui prática comercial abusiva o envio de cartão de crédito sem prévia e expressa solicitação do consumidor, configurando-se ato ilícito indenizável e sujeito à aplicação de multa administrativa”.

Portanto, não se pode enviar um cartão de crédito para a casa do consumidor sem que ele tenha solicitado, pois nestes casos a prática é considerada abusiva, estando a empresa sujeita a aplicação de multa e podendo até ser obrigada a pagar indenização para o consumidor.

Indenização

Dessa maneira, não se recomenda recorrer diretamente a uma ação judicial . No caso do consumidor receber um cartão de crédito sem pedir, a recomendação é para que ele ligue para empresa emissora do cartão, seja uma loja, banco ou até mesmo a própria operadora do cartão de crédito. Assim, faça uma reclamação, avisando que não solicitou o objeto e que deseja não ser mais incomodado.

De fato, é comum que os cartões de crédito cheguem com instruções específicas para desbloquear o objeto e liberar o seu uso, sendo necessário que o consumidor não realize nenhuma dessas atividades, para evitar um eventual “aceite” do cartão.

E por fim, após tomar todas as medidas citadas anteriormente, se o consumidor continuar recebendo o cartão de crédito, aí sim ele deve procurar um advogado de confiança, que irá entrar com uma ação na justiça solicitando uma indenização.

EXTRA: Dicas para se proteger de golpes no cartão de crédito

Em primeiro lugar, algumas dicas de segurança simples que o usuário pode adotar para evitar cair em golpes como esses, que roubam informações de cartões de crédito. A principal delas, é usar somente fontes confiáveis.

Sendo assim, atenção! na hora de baixar um software, escolha lojas oficiais de venda de programas, já que os vírus costumam ser distribuídos por meio de sites paralelos, onde não há a verificação de segurança.

Além disso, os usuários podem acompanhar as suas contas bancárias, em busca de transações desconhecidas. “Normalmente, o proprietário não tem conhecimento de que o malware está no computador e continua a adicionar informações pessoais em sites bancários seguros”, diz a Kaspersky. Por fim, usar uma solução de segurança robusta também é uma boa dica.

LEIA MAIS: