Cuidado Com Propaganda Enganosa Na Black Friday

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) divulgou uma projeção de crescimento para a Black Friday deste ano, com a expectativa da data movimentar R$ 6,05 bilhões apenas no comércio eletrônico.

O número de pedidos na última sexta-feira de novembro, data em que ocorre a Black Friday, deve chegar a 8,3 milhões neste ano.

A Black Friday já está bem consolidada no Brasil e promete preços bem interessantes a cada ano, movimentando a economia do país.

Veja quando é a Black Friday

Originalmente, a Black Friday ocorria após a data comemorativa do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), na 4ª sexta-feira de novembro, dentro de um período de 24h.

Mesmo acontecendo em único dia da semana, a no Brasil se estende a várias semanas em que lojas de inúmeros segmentos promovem ofertas ao público consumidor.

Black Friday com “oportunidade única”

A “oportunidade única” pode ser um risco e maquiar o reajuste de produtos às vésperas da Black Friday, o que corresponde a propaganda enganosa. Para evitar golpes, o Procon orienta à realização de pesquisas para comparar preços.

O falso boleto

Nessa época de ano, promoções da Black Friday, os criminosos usam várias formas de fraudar o consumidor. A alteração do código de barras do boleto e também a criação de páginas falsas que levam ao download da fatura forjada.

O golpe do boleto falso na época de Black Friday, tem se consolidado como uma eficaz maneira de enganar brasileiros que tentam manter as contas em dia ou buscam regularizar suas dívidas. Criada em 2018, a Nova Plataforma de Cobrança (NPC) elimina uma média de R$ 450 milhões de boletos fraudulentos por ano.

Confira, a seguir, quais são essas maneiras de identificar o falso boleto na Black Friday:

  • O código de barras do boleto possui falhas? Quando um boleto bancário é falso, geralmente ele possui falhas em seu código de barras, o que dificulta a leitura por parte dos sensores. Com isso, é feita digitação do código de barras de forma manual;
  • Os dados do beneficiário do boleto estão diferentes? Quando um boleto bancário é falso, ele pode conter diferenças nos dados do beneficiário, inclusive no nome, que pode estar escrito de forma errada;
  • O boleto foi enviado por canal diferente do acordado? Se o boleto bancário for enviado por um canal de atendimento diferente do acordado no ato da compra, é um sinal de que ele pode ser falso;
  • O valor do boleto possui um valor diferente? Quando um boleto bancário é falso, ele pode ter sido emitido com um valor diferente da compra.

Denúncias

O Procon orienta que consumidores que se sentirem lesados na Black Friday ou em qualquer época do ano, por descumprimento de oferta, publicidade enganosa, atrasos na entrega, dentre outros. Registrem queixa nos postos de atendimento do Procon de sua cidade.

Ultimas Noticias: