Corte Do Auxílio Brasil, Veja Se Você Está Incluso

No dia 4 de novembro, o Ministério da Cidadania publicou uma instrução normativa, iniciando uma investigação aos cadastros das famílias inscritas no Auxílio Brasil.

A investigação se dará a famílias compostas por uma única pessoa, no CadÚnico, cadastro para requerer o Auxílio Brasil.

Corte Do Auxílio Brasil, Veja Se Você Está Incluso

Fraudes do cadastro do Auxílio Brasil?

Teve um aumento de 5 milhões nos cadastros dos últimos 11 meses, a principal suspeita é que as famílias se desmembradas.

Bem como, em diversas formas, para aumentar o valor dos recebimentos familiares.

Indicações para as apurações dos suspeitos, assim também, anunciadas dois dias após o segundo turno das eleições.

Mas, no entanto, alertas de fraudes nos cadastros do Auxílio Brasil são feitos pelos municípios e estados ao governo desde 2021.

O atraso da abertura de procedimentos para a apuração de fraudes, somente após a divulgação do resultado eleitoral.

O atraso tem gerado rumores, sendo um deles uma estratégia do governo Bolsonaro.

Cadastro Unipessoal

Em meados de novembro de 2021 e setembro deste ano, ao menos 3,6 milhões de brasileiros receberam o valor do programa de deslocamento de renda por meio do CadÚnico.

Com a nova direção do Ministério, os demais estados e municípios poderão iniciar as apurações de famílias suspeitas.

“Foi observado um aumento gradativo do número de famílias unipessoais ao longo da história do Cadastro Único, que se intensificou após novembro de 2021, passando de 8.929.623 milhões para 13.912.102 milhões em outubro de 2022”, diz o comunicado.

“O Ministério da Cidadania quer compreender o motivo pelo qual houve o aumento significativo de registros unipessoais”, cita o Boletim do Ministério da Cidadania.

A divisão de famílias para aumentar o valor recebido pelo Governo Federal, se torna fraude, além de afetar demais cidadãos.

Bem como a averiguação de erros, pode levar a perda do recebimento do Auxílio Brasil.

Logo, o Ministério da Cidadania respondeu os questionamentos feitos no portal, e afirmou que “iniciou ação específica para tratamento das famílias unipessoais em setembro de 2022, data anterior às eleições.”

Porém, a informação no comunicado orienta apenas em relação aos procedimentos a serem aplicados pelos municípios referente aos cadastros.

Em suma, o aumento foi muito significativo e chamou a atenção do Tribunal de Contas da União, que falou sobre a forma do cadastro decidido pelo Governo Federal promovendo distorção.

“O TCU está concluindo, provavelmente nas próximas semanas, a avaliação mais completa que já fizemos do programa Auxílio Brasil, mostrando inclusive a comparação entre o Bolsa Família e o Auxílio, a partir do desenho e critério de elegibilidade”, diz o presidente do Tribunal de Contas.

Bruno Dantas.

Veja mais: