Bombardeio Em Usina Nuclear Na Ucrânia faz ONU Dar alerta

Tudo aconteceu na usina nuclear de Zaporizhzhia na Ucrânia, no momento esta usina está sob controle russo. A usina sofreu um bombardeio neste último domingo 20 de novembro.

Após isso, a ONU disse que tais ataques podem desencadear um desastre nuclear gigante. Com mais de uma dezena de explosões abalando a usina nuclear de Zaporizhzhia que é a maior da Europa, com tudo acontecendo entre sábado e domingo, informa a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Depois disso, Moscou e Kiev culparam um ao outro pelo bombardeio a esta instalação nuclear.

Então, o chefe da AIEA, Rafael Grossi diz que “As notícias de nossa equipe ontem e esta manhã são extremamente perturbadoras”. “Explosões ocorreram no local desta grande usina nuclear, o que é completamente inaceitável. Quem quer que esteja por trás disso, deve parar imediatamente. Como eu já disse muitas vezes antes, estão brincando com fogo!” completa Grossi.

Além disso, segundo informações dadas pela administração da planta, a equipe da AIEA diz que houve danos ao prédio, sistema e equipamentos no local, mas nenhum deles chega ser crítico para dar uma catástrofe nuclear no local.

Como a guerra na Ucrânia está afetando a economia da Russia?

Além do tempo chuvoso, dias curtos e muito frio, este fim de ano se destaca pela visão de lojas fechadas em muitas ruas da capital. Então, isso vem acontecendo devido as muitas sanções do ocidente para responder a guerra na Ucrânia, que no momento as autoridades russas chamam de “operação militar especial”.

“O clima em Moscou e no país agora é extremamente sombrio, quieto, intimidado e sem esperança”, diz Lisa de 34 anos que se recusa a dizer seu sobrenome, porém diz ser produtora de cinema.  “O horizonte de planejamento está mais baixo do que nunca. As pessoas não têm ideia do que pode acontecer amanhã ou daqui a um ano.”

Contudo, Lisa explica que “Bens familiares desaparecem, começando com papel higiênico e Coca-Cola, terminando com roupas”.

Por fim, economistas estão acreditando que a Rússia vai enfrentar muitas outras dificuldades econômicas e uma população que se torna cada vez mais crítica da sua “operação militar especial”. Com várias derrotas, como a vista na cidade de Kherson, no sul da Ucrânia, onde uma ofensiva ucraniaca retomou a cidade do domínio russo.

Ultimas Noticias: