INSS não libera meu benefício, o que fazer?

Não há mais necessidade de fila no portão da previdência e do INSS, pois a fila é transferida para o computador. A questão do momento dessa análise foi acaloradamente debatida e finalmente chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF). O STF decide que se o pedido não for analisado (rejeitado, aceito no todo ou em parte) no prazo de 45 dias, os direitos do trabalhador ou de seus familiares estarão ameaçados.

Devido a esta ameaça, pode fazer valer assim os seus direitos em tribunal mesmo sem resposta da Segurança Social.

O fato de a questão ter sido levada ao mais alto tribunal do país mostra assim claramente que a Previdência Social se recusou a atender o pedido. O processo nem chegará lá se você analisar no momento certo.

Caso o segurado se sinta prejudicado com o atraso, poderão assim ser tomadas as seguintes providências: Existe uma via comprovada: a Ouvidoria do INSS. É uma ferramenta que os contribuintes raramente usam. Quem atrasar assim o processo administrativo pode reclamar na Ouvidoria do INSS.

isso é muito simples. Encontre a Ouvidoria no site do INSS. Ao clicar, aparece uma faixa amarela com letras em negrito: “CADASTRE-SE OU CONSULTE MANIFESTAÇÃO”. Selecione assim a opção Benefícios, faça uma reclamação e anote o número do convênio. Isso também pode ser feito discando 135.

O INSS não vai liberar seus benefícios? Veja o que fazer!

Caso você se sinta prejudicado com a demora do INSS em analisar o seu pedido, você pode assim tomar as seguintes providências: Procure a Ouvidoria do INSS.

Isso porque uma atitude comprovada é recorrer à ouvidoria do INSS, ferramenta pouco utilizada pelos segurados, mas que traz retornos muito positivos.

Se você está se perguntando como entrar então em contato com uma Ouvidoria do INSS, as dicas são simples, veja:

  • Acesse ao site Meu INSS;
  • Vá para o final da página e busque pela opção Suporte;
  • Na aba de Suporte haverá a opção Ouvidoria.

Na página da Ouvidoria, você terá diversas opções como Divulgação, Denúncia, Elogio, Reclamação, etc. No seu caso, você escolheria dessa forma a opção de reclamação. Ao clicar, você precisará fazer login com sua conta Gov.br e autorizar seus dados pessoais para utilizar os serviços do Fala BR.

Ao fazer o login, você deve ficar atento às abas Para e Texto para onde deseja enviar o extrato, onde deverá selecionar INSS — Instituto Nacional do Seguro Social.

Em seguida, na seção “Descrição” e “Sobre o assunto que deseja conversar”, marque a opção “Benefícios”, onde deverá registrar sua reclamação e anotar o número do convênio. Esta ação também pode ser realizada pela central de atendimento 135.

E se o INSS não responder à minha reclamação?

Houve decisão coletiva entre juízes federais decidindo o seguinte:

“A negativa de negativa de acordo de benefício perante a Ouvidoria da Previdência Social demonstra que os requisitos probatórios de pedido administrativo anterior em ação de benefício previdenciário estão satisfeitos.”

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