Aquisição Bilionária: Carrefour Brasil e Grupo BIG Criam Gigante Varejista em Ajuste Estratégico

Recentemente, o Carrefour Brasil anunciou que houve uma redução no valor total da aquisição do Grupo BIG Brasil, em um ajuste que pode chegar até R$ 1 bilhão, de acordo com o comunicado do mercado. Em contrapartida, a companhia terá a quitação de determinadas obrigações. Qual o impacto dessa mudança para o futuro dessas grandes empresas do varejo? Acompanhe para saber mais.

Qual a estrutura do acordo entre Carrefour Brasil e Grupo BIG?

O ajuste no valor da aquisição foi acordado com os principais vendedores de ações do Grupo BIG Brasil e será pago em três parcelas. A primeira parcela, fixa de R$ 350 milhões, já foi paga à companhia, enquanto as outras duas parcelas terão seu valor ajustado pelo CDI e serão pagas até 31 de maio de 2024.

A segunda parcela terá o valor de R$ 550 milhões e a terceira, variável, pode chegar até R$ 100 milhões. Vale lembrar que a aquisição do Grupo BIG foi concluída no início de junho de 2022, tendo sido anunciada em março de 2021, com uma operação, à época, no valor de R$ 7,5 bilhões. A transação foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em maio de 2022.

Quais as implicações para o mercado varejista?

Com a aquisição do Grupo BIG, o Carrefour aumentou sua atuação no mercado, criando uma gigante do varejo de alimentos. Ao todo são 936 lojas, R$ 93 bilhões em vendas líquidas e R$ 6,5 bilhões de Ebitda (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado. Com essa redução no valor da aquisição, o Carrefour se posiciona ainda melhor financeiramente, tendo mais recursos para investir em seu crescimento e expansão.

O que esperar do futuro das duas empresas?

Com a aquisição do Grupo BIG, o objetivo do Carrefour é fortalecer sua posição no mercado varejista, ampliando sua atuação pelo Brasil e aumentando as vendas, já que passa a contar com um maior número de lojas e clientes.

O Grupo BIG, por sua vez, também se beneficia do acordo, já que passa a fazer parte de uma gigante multinacional do varejo, tendo acesso a uma estrutura mais robusta e recursos para investir em melhorias e inovações, a fim de potencializar seus negócios.